Os moradores do Parque Portugal estão aproveitando para limpar os quintais, com a passagem dos caminhões da operação cata-bagulho Jogue Limpo com Valinhos, que teve início pelo bairro nesta segunda-feira (9). A ação da Prefeitura percorrerá 142 bairros da cidade até o próximo dia 27 de maio.
A manicure Sônia Melão se desfez de um sofá velho. “A operação é importante para a limpeza do bairro, pois evita que os moradores joguem lixo na mata (área verde do bairro) e previne mosquitos, escorpiões e outros bichos”, disse.
A mesma opinião tem a dona de casa Maria Isabel de Oliveira. Ela se livrou de madeiras, vassouras e baldes velhos. “Todo mundo gosta de limpeza, agora o povo precisa ajudar e não jogar sujeira na rua”, afirmou.
A dona de casa Nathalia Furlanetto Monteiro também se preocupa com o lixo e entulhos jogados nas calçadas e áreas verdes do bairro. Ela aproveitou a operação para jogar móveis velhos e um colchão. “Agora, as pessoas têm que colaborar e manter tudo limpo”, disse.
Prevenção - A operação cata-bagulho Jogue Limpo com Valinhos é uma oportunidade para a população se desfazer de maneira correta de móveis, eletroeletrônicos, colchões, sucatas, garrafas, latas e outros itens fora de uso e que são de difícil descarte.
“O objetivo é evitar o descarte irregular destes materiais em vias públicas, áreas verdes e córregos e, assim preservar o meio ambiente, além de eliminar possíveis criadouros de mosquitos e animais peçonhentos e prevenir doenças como dengue, febre amarela, zika, chikungunya e leishmaniose”, disse o diretor do Departamento de Limpeza Pública, Gustavo de Freitas Sirianni.
A operação será realizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, seguindo um cronograma por regiões. Somente no Centro ela acontece em um domingo, dia 27 de maio. A população pode ter acesso aos dias da operação nos bairros no site www.valinhos.sp.gov.br.
Carros de som estarão percorrendo as ruas da cidade sempre um dia antes e no próprio dia da ação para alertar os moradores e estimular o descarte consciente.
Além disso, os moradores serão informados por folhetos explicativos, além de material de divulgação em redes sociais e nos principais veículos de comunicação da cidade, do cronograma de visita aos bairros.
A recomendação é para que as pessoas coloquem os materiais nas calçadas na noite do dia anterior da operação no bairro. O objetivo é evitar que esses objetos e “bagulhos” fiquem muito tempo nas ruas.
Em caso de chuva forte nos dias da operação, a atividade será transferida para o dia seguinte.
Segundo a coordenadora da operação, Patrícia Érika Calegari, não serão recolhidos entulhos e restos de material de construção, galhos de árvores, lâmpadas fluorescentes e resíduos de processos produtivos de empresas.
A coordenadora explica que todos os materiais recolhidos irão para uma área de transbordo, onde serão prensados e posteriormente encaminhados para o aterro sanitário na cidade de Paulínia.
Neste ano, os bairros Parque Valinhos, Fonte Mécia, Frutal e Água Comprida foram incluídos na operação. As regiões do Macuco, Reforma Agrária e Capivari serão atendidas pontualmente, por meio de agendamento através dos telefones 3829-6012 ou 3829-6033. A mesma regra vale para os condomínios da cidade.
A realização da campanha Jogue Limpo com Valinhos é das secretarias de Obras e Serviços Públicos e da Saúde, em parceria da empresa Corpus Saneamento e Obras Ltda., que fornecerá os quatro caminhões a serem usados, além de motoristas e ajudantes. Ao todo estarão envolvidas na operação cerca de 30 pessoas.
A coordenadora informa que o descarte irregular de lixo, entulho e bagulhos em vias públicas, terrenos baldios e áreas verdes é proibido por lei municipal sob pena de multa.