Dentro da proposta do atual governo municipal de Valinhos de valorizar os guardas civis municipais, os integrantes da corporação participaram este mês de mais uma importante capacitação, desta vez voltada a intervenções em baixa luminosidade, chamada Low Light, que inclui também resgate de vítimas feitas reféns.
A capacitação foi ministrada pelo sargento Marcio Torbes, da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, que durante anos treinou e aperfeiçoou técnicas de uso de lanternas. O curso de intervenções em baixa luminosidade Low Light apresentou o passo a passo de operações importantes para minimizar os riscos.
Torbes, que é reconhecido mundialmente por suas técnicas, já deu aulas em vários estados do Brasil e no exterior. Tem como missão disseminar as suas aplicações por acreditar que "ela pode salvar vidas". O sargento também foi um dos responsáveis por treinar os autores do filme "Tropa de Elite II" e até aparece em uma das cenas no funeral do capitão André.
De acordo com o instrutor, os procedimentos ensinados fazem a diferença quando utilizados de maneira técnica, principalmente no período noturno. "Todos os GCMs poderão utilizar, por exemplo, uma lanterna de forma correta, fazendo de fato a diferença. Não simplesmente pelo ato de iluminar um local, mas para fazer com que a iluminação seja uma arma contra o criminoso", destacou.
Segundo o Coordenador de Comunicação e Social da GCM de Valinhos, Sidney Aureliano, que também atua como instrutor e especialista em Resgate e Emergências Médicas e Atendimento Pré Hospitalar, por meio da capacitação foi possível orientar os participantes sobre como utilizar as técnicas corretas em retiradas rápidas de vítimas em local de risco e em seguida realizar os procedimentos de atendimento pré-hospitalar tático.
"Isto é muito significativo, pois dependendo da ocorrência pode ser necessária a intervenção do resgate rápido de pronto socorrismo, seja a uma vítima do povo ou a um policial, através de procedimentos técnicos eficazes", avaliou Aureliano.
Mais ensinamentos - Na mesma oportunidade, os guardas civis municipais puderam aprender novas técnicas de posicionamento e disparos das armas, também ministradas pelo sargento Torbes, auxiliado pelos GCMs Pelegrine e João Carlos, que possuem amplos conhecimentos sobre armas letais e menos letais.
Para o Secretário de Defesa do Cidadão, Dr. Ederson Marcelo Valêncio, as novas instruções acrescentam ainda mais nos conhecimentos técnicos e operacionais já adotados pelos dos Guardas Civis Municipais de Valinhos, cujo efetivo é considerado um dos mais bem treinados da RMC (Região Metropolitana de Campinas).
"Nossos guardas passam ao longo do ano por diversas capacitações, todas essenciais para o bom atendimento à comunidade, em qualquer tipo de situação ou local, como em escolas, Terminal Rodoviário, vias públicas", completou o secretário.