O prefeito de Valinhos, Clayton Machado, tem reservado as manhãs de sexta-feira para vistoriar obras em andamento no município, juntamente com o secretário da Pasta, Eliseu Dias. "Faço questão de acompanhar de perto a execução das obras públicas, conversar com os trabalhadores, saber do andamento dos trabalhos, afinal é o dinheiro público que está sendo aplicado", enfatizou o prefeito.
Na última sexta-feira (15), o prefeito esteve na obra da escola do Parque dos Cocais e de cobertura e construção de vestiários na piscina do Parque Municipal 'Monsenhor Bruno Nardini'.
Segundo o secretário de Obras e Serviços Públicos, Eliseu Dias, a execução da obra da escola foi retomada no início desse ano, faltando 38,16% para o término. Ao assumir a Prefeitura em janeiro de 2013, o atual Governo encontrou essa e outras seis obras paralisadas.
"O contrato para construção dessa escola foi assinado em outubro de 2010 e o prazo inicial de entrega era para maio de 2011. Após cinco aditamentos, atingindo os 25% previstos por lei, o prazo de término da obra havia sido prorrogado para maio de 2013", lembrou Eliseu Dias.
Segundo o secretário, além de problemas corriqueiros que ocorrem em qualquer obra, no caso da escola, houve um equívoco na planilha e o término do contrato prevê somente o acabamento interno do prédio. "Teremos que abrir nova licitação para finalizar a obra em sua parte externa", complementou, acrescentando que 80% das obras internas já foram executadas, e atualmente é realizada a parte de acabamento.
Finanças - Executada com recursos municipais, o atual Governo só encontrou condições de retomar a obra no início deste ano. "Nos primeiros 18 meses de governo, trabalhamos muito para colocar a casa em ordem. Apesar de ainda não termos conseguido terminar de pagar as contas herdadas, estamos trabalhando para equilibrar as finanças municipais e já conseguimos concluir algumas obras que estavam paralisadas e dar andamento a outras", destacou o prefeito.
Clayton Machado ressaltou que a Educação, ao lado da Saúde, são prioridades em seu Governo. "Esta região da cidade está crescendo bastante e já contabiliza um déficit de vagas nas escolas municipais, por isso estamos empenhados em concluir essa unidade, que será a maior do município", disse o prefeito.
Maior escola - A escola do Parque dos Cocais terá 18 salas de aula, distribuídas em quatro pavimentos. A unidade conta ainda com quadra poliesportiva, biblioteca, sala de informática, cozinha, banheiros, pátio, salas para professores e coordenadores, diretorias e vice-diretorias, salas para reforço, entre outros. A capacidade de atendimento será de 1.100 alunos.