Com o objetivo de conscientizar e promover um espaço de discussões técnicas entre as Prefeituras da Região Metropolitana de Campinas, os engenheiros Marcel Pazinatto (Valinhos) e Alexandre Rapello (Campinas) coordenam inédito grupo de trabalho chamado: "Grupo de Estudos de Estações Rádio-Base e Sistemas Irradiantes da RMC".
Com reuniões periódicas, realizadas a cada três meses, o grupo também tem por objetivo propor práticas efetivas, de acordo com a realidade e os recursos existentes e disponíveis em cada um dos municípios, para acompanhar os crescentes avanços tecnológicos.
"Nossa preocupação é com as novas tecnologias emergentes e se as cidades estão preparadas para recebê-las. Sabemos que o tráfego de dados entre os celulares e computadores aumenta a cada dia e que será preciso cada vez mais a instalação de infraestrutura de telecomunicações para suprir esta demanda", explica Marcel Pazinatto.
Em todas as reuniões, o grupo de estudos convida pessoas que atuam na área de TI (Tecnologia de Informação) para participarem dos debates. "Dentre esses convidados, estão representantes de empresas de telecomunicações que possam agregar com informações técnicas e atualizadas", acrescenta Pazinatto.
No último encontro, ocorrido na última terça-feira (19), discutiram-se aspectos urbanísticos destas novas estruturas, da dificuldade e falta de diálogo entre as operadoras de telefonia celular com as prefeituras, legislações e aspectos relacionados à radiação eletromagnética e saúde.
"Além dos temas relacionados às estações rádio-base de telefonia celular, também procuramos discutir assuntos da área de broadcasting, que envolve as emissoras de rádio e televisão", conclui o técnico da Prefeitura de Valinhos.
Saiba mais – Estações Radio Base ou ERBs são equipamentos que fazem a conexão entre os telefones celulares e a companhia telefônica, ou mais precisamente a Central de Comutação e Controle (CCC).
Estação Rádio Base (ERB) ou "Cell site" é a denominação dada em um sistema de telefonia celular para a Estação Fixa com que os terminais móveis se comunicam.
A ERB está conectada a uma Central de Comutação e Controle (CCC) que tem interconexão com o serviço telefônico fixo comutado (STFC) e a outras CCC's, permitindo chamadas entre os terminais celulares e deles com os telefones fixos comuns.