O Centro Cultural 'Vicente Musselli', mantido pela Prefeitura de Valinhos, promoverá neste sábado (23) a palestra 'Grandes momentos do Cinema', a ser ministrada por Sérgio Alpendre, renomado crítico de cinema, jornalista, professor e pesquisador.
A atividade integra a parceria entre o governo municipal, sob coordenação da Secretaria de Cultura e Turismo, e o Projeto 'Pontos Mis', promovido pelo Museu da Imagem e do Som de São Paulo, visando a difusão audiovisual com o objetivo de estimular a formação de público e a circulação de obras do cinema. A ação também conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura para o fomento e produção audiovisual nas cidades do Estado de São Paulo.
A participação na palestra é gratuita. Ao todos são 50 vagas para os interessados com idade a partir dos 14 anos. As inscrições podem ser feitas até esta sexta-feira (22) na recepção do Centro Cultural, na Avenida Joaquim Alves Corrêa, nº 627, no bairro Santo Antonio, ou por meio do e-mail: [email protected]. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3871-3646.
Sobre a palestra – O evento será realizado na sede do Centro Cultural, das 14 às 18 horas. No encontro, Sérgio Alpendre fará um resumo dos principais momentos da história do cinema, desde os pioneiros até os dias de hoje, com exibições de trechos de filmes e informações sobre a evolução da linguagem cinematográfica.
"Vou apresentar um panorama leve e divertido sobre essa arte contagiante e irresistível que dominou o panorama cultural do século XX, tendo o espectador a oportunidade de ver os filmes com outros olhos, observando como a linguagem trabalha em suas engrenagens e enriquecendo a experiência audiovisual", destaca o especialista.
Sérgio Alpendre é também coordenador do Núcleo de História e Crítica da Escola de cinema e artes Inspiratorium, colaborador da Folha de S. Paulo (Guia livros, discos, filmes e Guia Folha) e do UOL Cinema e editor e fundador da revista de cinema Interlúdio. Ministra cursos de História do Cinema e Oficinas de Crítica por todo o Brasil. Além disso, foi curador das mostras Tarkovski e seus herdeiros e Retrospectiva do Cinema Paulista, tendo editado os catálogos de tais eventos.
Fundou e editou a Revista Paisà, publicação impressa sobre cinema (2005-2008), e foi redator da revista eletrônica Contracampo (2000 a 2010). Editou a quarta edição da revista da Programadora Brasil. Já escreveu para os cadernos Mais e Ilustrada, da Folha de S. Paulo, e para as revistas Bravo, Filme Cultura, Movie, Foco e Taturana.