"A cidade e seus espaços devem servir a todos e não somente a uma parcela da população", afirmou o prefeito de Valinhos Clayton Machado ao referir-se ao projeto de acessibilidade que está em execução no município em parceria com o Ministério das Cidades.
O projeto, no valor de R$ 253 mil, contempla a construção de rampa para rebaixamento de calçadas em 187 pontos, localizados na área central e em 43 escolas municipais e estaduais, além da Biblioteca Municipal 'Dr. Mário Corrêa Lousada'. O prazo para execução das obras é de quatro meses.
Segundo o secretário de Obras e Serviços Públicos, Eliseu Dias, os trabalhos já foram executados em 27 escolas, onde as rampas devem dar acesso às calçadas e a vagas para veículos adaptados. "Assim que concluirmos as obras nas escolas, iniciaremos os trabalhos na área central", afirmou o secretário.
Na região central, o projeto prevê o rebaixamento de rampas em esquinas e canteiros centrais com maior fluxo de pedestres, tais como, próximo à matriz de São Sebastião, ao terminal rodoviário, à Prefeitura e outros pontos.
Direitos Humanos – Com a implantação desse projeto inicial de acessibilidade, o governo Clayton Machado quer atender a um dos direitos humanos básicos, o de ir e vir a todas as pessoas. De acordo com Censo do IBGE, 15% da população brasileira possui algum tipo de deficiência.
"Garantir acessibilidade a todos ainda é um grande desafio na nossa sociedade. E além das barreiras físicas presentes existem outras psicossociais que são inerentes às questões da pessoa com deficiência e que necessitam ser removidas: o preconceito, a ignorância e o medo", ressaltou o prefeito.
Clayton Machado lembrou que acessibilidade são as condições e possibilidades de alcance para utilização, com segurança e autonomia, dos espaços urbanos, proporcionando a maior independência possível e dando ao cidadão deficiente ou àqueles com dificuldade de locomoção, o direito de ir e vir a todos os lugares que necessitar, seja no trabalho, estudo ou lazer, o que ajudará e levará à reinserção na sociedade.