A abertura oficial do Campeonato Valinhense de Futebol Amador Écio Capovilla foi marcada pelo jogo da 1ª divisão entre Parque Portugal F.C. e Olé Brasil Society, no domingo (20), no campo do Bom Retiro, às 9h30. O Parque Portugal venceu por 3 gols a zero. À tarde, ocorreram outros jogos na cidade, inclusive da 2ª divisão.
O início do campeonato foi acompanhado pela vice-prefeita, Laís Helena, também secretária em exercício de Esportes e Lazer. Além do jogo de abertura, foram disputados mais oito jogos à tarde. “Em decorrência do campeonato, por deliberação do prefeito Orestes Previtale, os campos estão sendo revitalizados”, lembrou a vice-prefeita.
No jogo de estreia da atual temporada, foi feita uma homenagem ao atleta profissional de futebol de Valinhos Écio Capovilla, que nasceu na cidade em 11 de novembro de 1936. Ele recebeu uma placa e um medalhão. Capovilla foi jogador nas equipes do Fluminense FC/RJ, CR Vasco da Gama/RJ, Sporting Cristal/Peru e chegou a ser convocado para a Seleção Brasileira, disputando a Copa Roca e o torneio Oswaldo Cruz, na Argentina e Paraguai.
Lei – A homenagem ao jogador foi possível graças à Lei nº 5.634, de 2018. Além de atleta de relevância, Capovilla foi secretário de Esportes e Lazer da cidade de 2001 a 2004. Responsável pela realialização de eventos, como Jogos Estudantis, fomentou práticas esportivas nos bairros, projetos como Escolinha de Futebol e outros, buscando melhor qualidade de vida aos valinhenses.