O Centro Municipal de Atendimento Psicopedagógico e Fonoaudiológico (Cemap) de Valinhos completa 36 anos de atividades nesta terça-feira (19) com aproximadamente 10 mil crianças assistidas gratuitamente nas áreas de neuropediatra, psiquiatria infantil, fonoaudiologia, pedagogia, psicologia e assistência social.
“Já estamos atendendo filhos de pessoas que quando crianças foram assistidas no Cemap e receberam cuidados de diversos profissionais que passaram pela unidade”, conta a coordenadora Carina Levreiro Previtali, que está há um ano no cargo, depois de 13 anos de atuação como fonoaudióloga.
Para comemorar o aniversário, a equipe do Cemap ofereceu um café da manhã aos familiares e crianças atendidas na unidade em clima de decoração de Copa do Mundo. O Centro, denominado José Natal Capovila, foi criado em 18 de junho de 1982 pelo então prefeito Luís Bissoto.
A unidade atende crianças até 10 anos de idade, moradoras de Valinhos, mediante encaminhamento das escolas da rede municipal e Unidades Básicas de Saúde. Segundo a coordenadora, os encaminhamentos são por conta de dificuldades de fala, de comportamento e de aprendizagem.
“Primeiramente as crianças passam por uma triagem com o serviço social e, dependendo da queixa, são encaminhadas para uma ou mais área de atendimento”, explica Carina, completando que o tempo de tratamento varia de acordo com o caso.
A unidade é vinculada à Secretaria da Saúde por meio do Departamento de Programas e Projetos de Saúde e atende atualmente 500 crianças. “Nos últimos meses tivemos um aumento na procura de 15% devido ao crescimento do desemprego e a perda de plano de saúde”, afirma a diretora Greta Ferraro Barduchi.
Para agilizar a assistência, o Cemap tem promovido mutirões de triagem, orientações aos pais que muitas vezes já proporciona uma melhora no desenvolvimento da criança, grupos de atendimento em fonoaudiologia para crianças das creches e reuniões com as coordenadoras pedagógicas das escolas para discussão dos casos e prevenção de novo reencaminhamento.
“O sucesso do nosso trabalho está estreitamente vinculado à participação das famílias, além disso, temos uma equipe muito participativa e comprometida com as crianças, as famílias e a rede de proteção da infância”, avalia Carina.
O Cemap está localizado na Avenida Brasil, 53, bairro Vila Santana, telefones 3869-1422 e 3871-1998, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
Depoimentos
A dona de casa Andrea Aparecida Rodrigues Duarte, mãe de João de 8 anos, que frequenta a unidade há três anos, só tem elogios para o serviço. “Meu filho gosta daqui e vem apresentando melhoras. O serviço é bom e ajuda bastante”, conta.
A também dona de casa Tatiane Maria Alves da Silva tem dois filhos na unidade: Pedro Henrique de 12 anos e Bruna V itória de oito anos. “Nós sempre fomos muito bem atendidos, até fizeram uma festa de aniversário para o Pedro”, conta a mãe, que se dedica plenamente ao cuidado dos filhos. “Vou atrás, enfrento e não desisto. Pode vir a tempestade que vier, eu sempre estarei do lado deles”, conclui.