Começam na próxima segunda-feira as obras da segunda etapa da canalização do Córrego Invernada, em Valinhos. O trabalho será realizado pela concessionária Rota das Bandeiras, que administra a Rodovia D. Pedro I e o Anel Viário Magalhães Teixeira, e deve estar concluído até dezembro.
Com a obra, Valinhos dá mais um passo para resolver os problemas de alagamento na Avenida Invernada. As mudanças vão ampliar a capacidade de vazão do córrego e provocar uma forte redução na ocorrência de enchentes, que causam prejuízos e transtornos e incomodam moradores e motoristas que trafegam pela região há pelo menos 25 anos.
Para resolver o problema de forma definitiva, serão necessárias ainda uma obra de canalização do córrego dentro da área da Unilever, que será feita pela empresa, e as ligações/tubulações sob as avenidas Invernada e sob a Gessy Lever (até o Ribeirão Pinheiros), que serão feitas pela Prefeitura e o Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV).
Desde 2017, a Prefeitura vem realizando uma série de trabalhos complementares e de manutenção que já ajudaram a reduzir os alagamentos no trecho. Foi feita uma limpeza completa do córrego, desde a região do Clube Valinhense até a Unilever, e também foi alargada a calha do córrego com a ajuda de máquinas, o que aumentou a capacidade de vazão da água das chuvas.
A intervenção que começa nesta segunda-feira será feita entre a Avenida Onze de Agosto e a Unilever, com cerca de 800 metros, e será a maior já realizada no local. O investimento da concessionária nessa etapa será de R$ 3,5 milhões.
O prefeito de Valinhos, Orestes Previtale, que coordenou as tratativas com a empresa para a realização da obra, acredita que ela terá um forte impacto positivo na vida dos valinhenses. "Especialmente quem mora por ali ou transita pela região. Essa obra, que é esperada desde 2009, vai permitir que a gente fique muito perto de resolver de uma vez por todas os problemas com enchentes na Invernada", disse.
O trabalho começa com a montagem do canteiro de obras e a remoção de interferências no acesso da Avenida Invernada para a Rua Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Mota.
A segunda fase das obras prevê a execução de três travessias, uma no afluente do Córrego Invernada localizado na rua Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Mota e outras duas nos cruzamentos da avenida Invernada com as ruas Paulo Setúbal e Fioravante Menegaldo, além da canalização de 45 metros no trecho entre as ruas Paulo Setúbal e Fioravante Menegaldo e do rebaixamento do córrego em um trecho com 200 metros de extensão, a partir da rua Campos Salles, para permitir a vazão da água.
Neste primeiro momento, não haverá qualquer impacto para o trânsito, mas durante a execução das obras está prevista a remoção de equipamentos semafóricos e a implantação de desvios ao longo de toda a avenida Invernada. Todas as etapas da obra estão sendo discutidas pela Concessionária com a Prefeitura de Valinhos e serão previamente informadas à população local, visando minimizar os transtornos à população.
“Estamos em contato permanente com a Secretaria de Trânsito de Valinhos para avaliar as alterações de tráfego necessárias durante o período de obras, buscando alternativas para minimizar o impacto dessa intervenção aos moradores. Contamos com a compreensão de todos porque, quando todo o projeto for implantado, deveremos minimizar os transtornos gerados pelas enchentes em toda extensão da avenida”, diz o engenheiro responsável pelas obras, Rafael Pini.
Canalização do Córrego Invernada
A execução das obra de canalização do Córrego Invernada foi assumida pela Rota das Bandeiras com a concessão do Corredor Dom Pedro, em abril de 2009, após Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a Dersa e o Ministério Público como compensação pelo passivo ambiental gerado pela construção do primeiro trecho do anel viário Magalhães Teixeira (SP-083), entre as rodovias D. Pedro I (SP-065) e Anhanguera (SP-330), em 2001.
O obra completa de canalização do Córrego Invernada contempla um trecho entre o Clube Atlético Valinhense e a Unilever, além do afluente localizado na altura da rua Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Mota, com mais 200 metros de extensão. Em 2016, a Rota das Bandeiras já havia concluído a canalização de um trecho com 150 metros de extensão do Invernada, no trecho entre o Clube Atlético Valinhense e a alça de acesso para a Avenida Onze de Agosto.
Após a conclusão desta segunda etapa das obras, a Rota das Bandeiras ainda executará uma terceira e última intervenção ao longo do Córrego, prevista para 2019, desde que cumpridos todos os prazos necessários para as remoções de interferências existentes, considerando especialmente as redes de água, energia e telefonia, bem como os planos de interdição do tráfego, que deverão ser implantados à medida que a obra avançar, e a execução de obras complementares por parte da Unilever, cujo cronograma vem sendo discutido entre a empresa e a Prefeitura de Valinhos.
Veja vídeo: