O crescimento do número de acidentes de trabalho nos supermercados de Valinhos, do início de 2017 até agora, chamou a atenção do Programa de Saúde do Trabalhador. Segundo a pasta, dos 104 eventos ocorridos no período em empresas do município, os supermercados destacam-se com mais de 20 atendimentos e os açougueiros foram os mais impactados (13 casos).
“São casos graves, que precisaram atendimento de urgência e emergência, além do afastamento do trabalho”, explica a enfermeira do trabalho Maria Regina Guglielminetti. As vítimas foram encaminhadas ao Ambulatório de Saúde do Trabalhador, em funcionamento no prédio da Saúde Coletiva na Vila Santana, para serem atendidas pela médica do trabalho, Maristela Alvares. Os acidentes de trabalho são de notificação compulsória.
Com o objetivo de prevenir novas ocorrências, a Secretaria da Saúde está promovendo o Workshop de Saúde do trabalhador em Supermercados. Onze líderes destes estabelecimentos participaram da atividade nesta quinta-feira (21) pela manhã no Centro de Treinamento em Saúde (CETS). Uma nova turma está programada para o próximo dia 26.
Segundo o técnico em segurança no trabalho Christhian Tordin Madsen, a proposta foi falar sobre mudança de postura dentro da loja, enfatizando que a preocupação com a saúde e segurança do trabalhador é tão importante quanto com a comercial. “Esta mudança de foco muda totalmente as estratégias, pois os riscos de acidentes e doenças ocupacionais passam a ter também uma atenção especial”, disse.
O supervisor de açougue Clayton Pereira, do Supermercado Caetano, disse que a capacitação é muito importante e útil. “Estou gostando, acho que deve ter mais vezes, pois ajuda na prevenção de acidentes”, afirmou.
O encarregado de mercearia Luís Carlos Capelossi do Spasso Sabores disse que teve um “ótimo aprendizado”. “É de nosso interesse participar de treinamentos sobre este assunto”, disse.