R.V.S., de 10 anos, e sua família têm um objetivo. Dar todos os passos para que num futuro não muito distante a menina possa caminhar sozinha. Nesta quinta, R. ganhou maior autonomia com um andador que foi fabricado especialmente para atender suas necessidades. O equipamento foi entregue em sua casa pela Secretaria de Saúde de Valinhos.
R. mora no Vale Verde e precisa do andador para se locomover. Ela teve paralisia cerebral ao sofrer uma parada respiratória aos dois meses de idade. A mãe da menina, R.A.C., contou que a falta de oxigênio afetou suas funções motoras, mas ela tem bom desenvolvimento cognitivo. A mãe disse que a filha nunca teve problemas de aprendizado e tem facilidade para fazer amigos.
"O quadro clínico dela melhorou muito com o tratamento e nós acreditamos que ela vai andar sozinha. Esse andador, além de garantir maior autonomia para R., ajuda também a desenvolver a questão motora, porque ela precisa movimentar os pés e as pernas", disse.
R.A.C. explicou que o equipamento vai ser útil dentro de casa, garantindo independência para a criança, e também nos outros locais que a filha frequenta. "É um reforço no nosso propósito de fazer R. andar sozinha", comentou.
R. comemorou o novo andador e emocionou a mãe ao contar sobre seus planos imediatos. "Quero ajudar a lavar louça, cuidar da casa. Quero ajudar minha mãe em casa", disse. E logo lembrou de acrescentar: "Também quero visitar minha avó e brincar com o gatinho na casa dela". O andador foi adquirido pela Prefeitura atendendo a uma decisão judicial.