Devagar a fila da merenda escolar da EMEB Prefeito Vicente José Marchiori, no Bom Retiro, vai diminuindo e os alunos se sentam às mesas com os pratos cheios de uma refeição balanceada. A rotina na rede municipal será alterada com a chegada das férias, que começam na terça-feira (10). Para o segundo semestre, a merenda continuará sendo oferecida com qualidade e variedade de alimentos.
A Secretaria de Educação serve diariamente mais de 13 mil refeições na merenda oferecida para os alunos da rede pública municipal. Na semana passada houve desabastecimento em algumas unidades, em função de atraso em licitação. A situação foi normalizada.
O feijão da merendeira Cleusa Ferreira da Silva já é famoso na escola. A unidade escolar atende 242 alunos nos períodos da manhã e da tarde, no Ensino Infantil 1 e 1º ano do Ensino Fundamental. “Aqui tem criança que repete até três vezes a comida”, contou a merendeira. Ela é responsável por receber os alimentos distribuído pela rede.
Segundo Cleusa, por semana são quatro quilos de cenouras, sete de tomates, oito de batatas, seis de vagens, quatro de cebolas, um de alho e 25 de carnes (entre carne bovina moída, frango, salsicha e carne bovina em tiras). Tudo para compor uma refeição rica nutricionalmente.
“Por almoço, para as turmas da manhã e tarde, eu cozinho sete quilos de arroz, três de feijão e seis de carne", afirma. Apesar de a escola ter geladeira e freezer, a recomendação é evitar o armazenamento de alimentos, para ter sempre refeições frescas e saudáveis.
“Os ingredientes chegam semanalmente em dias alternados. Verduras e frutas chegam uma vez por semana, já as carnes até três vezes por semana”, explica a diretora da unidade, Rose Arlete Giardelli. Segundo ela, às sextas-feiras é dia de receber alimentos não perecíveis, como arroz, feijão, macarrão e outros, servidos na semana seguinte. “Na minha unidade não tivemos falta de merenda”, garantiu.
“Para fazer essa quantidade de comida, eu levo duas horas em cada período”, afirmou a merendeira. O que ela gasta horas para cozinhar, os alunos levam minutos para “devorar”.
A EMEB serve comida às segundas, terças e quintas-feiras; nos outros dias é oferecido lanche (pão com carne ou frango desfiado ou ainda bolacha com suco ou leite).
“O cardápio é feito por uma nutricionista da rede, mensalmente, com possíveis alterações semanais”, acrescentou. As alterações acontecem de acordo com a sazonalidade e a disponibilidade de vegetais e carnes.
“Eu gosto da comida. Eu sempre como aqui”, disse L., de 5 anos. A comida preferida é macarrão com salsicha. “Eu quero que seja hoje arroz, feijão e salsicha. É o que mais eu gosto”, explicou M, também de 5 anos.
Veja vídeo: