Valinhos ganhou na quarta-feira (11) um Centro de Valorização de Resíduos, que terá capacidade de processar por mês 220 toneladas de material reciclável, recolhido pela coleta seletiva do município. A moderna unidade está instalada em dois barracões na Rua João Lourenço, em área industrial do bairro Vale Verde.
Na terça-feira (10), os 20 funcionários (outros três estão em processo de contratação) passaram por uma integração e capacitação na sede da Corpus Saneamento e Obras, que é gestora da unidade. Eles receberam orientações sobre as normas da empresa, uso de equipamentos de segurança, benefícios trabalhistas, entre outras informações.
Os funcionários contam com salário fixo (R$ 1.086,00), férias, 13º salário e vários benefícios, como vale-alimentação (R$ 473,00), vale-transporte, planos de saúde e odontológico, uniformes e equipamentos de segurança para o trabalho.
Entre as vantagens do novo centro de reciclagem apontadas pelos novos trabalhadores estão os equipamentos modernos para a separação e destinação dos resíduos, entre os quais uma esteira automatizada que recebe o material e auxilia na ação dos funcionários. Além disso, componentes de segurança e uniformes novos também fazem a diferença.
“São maneiras diferentes e muito melhores para trabalhar. Não estávamos acostumados a usar a esteira, que facilita o processo. Os equipamentos são muito bons”, disse Glaucia Pereira de Oliveira, que está “muito feliz” pelo emprego. “O ambiente é aberto e é ótimo ter carteira assinada, dá mais segurança”, afirmou.
Isabela Cristina da Silva estava desempregada, com dificuldade para conseguir um trabalho. “Estou gostando de trabalhar e saber que vou ter meus direitos garantidos, carteira assinada. Além disso, o local é um lugar limpo e arejado”, disse.
Maria Lucia Fernandes Caxambu é outra que está “contente” com o emprego. “É um lugar em que a gente vai trabalhar com registro, receber benefícios e ter o salário todo mês”, ressaltou. Ela aproveitou para pedir para a população colaborar com a separação do lixo reciclável: “Assim fica melhor para a gente trabalhar, nossa produção rende mais e ajuda o meio ambiente”.
A unidade
O Centro de Valorização de Resíduos está instalado em área industrial, cercada de muito verde e própria para receber esse tipo de atividade. Os dois barracões têm cerca de 500 metros quadrados cada e estão equipados com esteiras automatizadas, prensas, trituradores e balanças.
O espaço terá ainda uma área para o setor administrativo, um refeitório e vestiários masculino e feminino para uso dos trabalhadores. O trabalho será exercido entre segunda-feira e sábado, das 7h às 15h20.
Veja vídeo: