A Prefeitura de Valinhos inicia em setembro a instalação de um moderno sistema de coleta de lixo que vai utilizar conjuntos de contêineres enterrados para receber resíduos comuns e recicláveis. Inicialmente o projeto prevê a instalação do sistema em três pontos na cidade, mas a ideia é que ele seja instalado em mais pontos do Município em breve.
O sistema está previsto no contrato de coleta de lixo que a Prefeitura tem com o Consórcio Valinhos Ambiental, que vai operar os contêineres. Não há custos adicionais ao Município para a implantação.
Os primeiros pontos serão a Avenida dos Esportes e a Rua Antônio Carlos, no Centro da cidade, e a Rua Valmir Capelari, no Jardim Centenário. Cada local terá dois contêineres, identificados para coleta de resíduos comuns e recicláveis, com uma torre de metal em cada um, onde as pessoas podem depositar o material.
Periodicamente os contêineres são esvaziados por caminhões coletores especialmente adaptados para esse trabalho.
“Os equipamentos possuem um sensor que avisa quando a capacidade de armazenamento chega a 80%, o que facilita o envio do caminhão e traz mais eficiência para a coleta”, disse o Chefe do Gabinete da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, Gustavo Sirianni, que está à frente do projeto.
Uma das vantagens dos contêineres enterrados é que eles não ocupam tanto espaço nas calçadas ou vias públicas. Além disso, podem armazenar resíduos sem interferir na parte externa, como acontece com as lixeiras comuns.
A ação é mais um passo da Administração no sentido de solucionar o problema de descarte de resíduos sólidos na cidade. Em junho, entrou em operação uma moderna central de reciclagem de resíduos, no Vale Verde, onde o material da coleta seletiva de Valinhos é triado e destinado à reciclagem.
Além disso, em breve a Prefeitura inaugura o primeiro Ecoponto da cidade, no bairro São Marcos. O local servirá como referência para descarte de resíduos sólidos de todos os tipos, como recicláveis, entulho de construção, galhos e restos de poda e até eletrodomésticos sem condições de uso.
“Temos trabalhado bastante para implementar na cidade uma rede de destinação adequada de resíduos que atenda as necessidades dos nossos moradores”, disse Sirianni.
Para a instalação, a área onde será colocado o contêiner recebe uma caixa de concreto, que evita risco de vazamentos e contato direto do lixo com o solo. Há ainda um esquema de drenagem para garantir que não haverá infiltração de líquidos no solo e no espaço interno do contêiner.
((As fotos são ilustrativas))
(10/8/2018)