O plenário da Câmara ficou lotado de alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de nove escolas municipais que se deliciaram com a peça teatral “Cadê o Amor que Estava Aqui?”. Apresentada nesta quarta-feira (22), o espetáculo convida a todos para a construção de um mundo melhor, por meio de pequenas ações, incentivadas pelo personagem de um professor deficiente visual.
O espetáculo tem música, bonecos de pano, um intenso jogo de luz e conta com a colaboração entusiasmada da plateia. Foi neste cenário que conceitos como inclusão social, respeito, ética, união e boa vontade foram repassados aos alunos da rede pública municipal. A ideia é estimular a ação coletiva.
“O teatro é uma das melhores ferramentas para se passar mensagens. Esta é uma atividade lúdica, com o objetivo de transmitir que a construção de um mundo melhor é preciso que cada um contribua com uma parcela”, resumiu o secretário de Educação, professor Zeno Ruedell.
A coordenadora do projeto Educação para o Trânsito, Márcia Toyoda Crivelari, da Secretaria de Mobilidade Urbana, lembra da importância de ensinar aos jovens, visando a um mundo melhor. “É passado a necessidade de espalhar o amor, a gentileza”, explica. Segundo ela, o reflexo é em pequenas atitudes na vida diária, como o comportamento no trânsito.
Parceria
A peça é uma parceria entre a Prefeitura de Valinhos e a Concessionária do Sistema Anhanguera-Bandeirantes. A apresentação faz parte do Projeto Circulação – Cadê o amor que estava aqui?, do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), por meio do Programa Caminhos para Cidadania, com apoio das Secretarias da Educação e Mobilidade Urbana.
O transporte gratuito dos alunos contou com o apoio da JC Turismo, Sou Valinhhos, Mactur e ônibus da Secretaria da Educação.
As escolas que não foram incluídas na programação deste ano, serão atendidas na próxima edição. Escolas participantes:
EMEB Profª Alice Sulli Nonato
EMEB Dom Bosco
EMEB Horácio de Salles Cunha
EMEB Padre Leopoldo P. Van Liempt
EMEB Gov André Franco Montoro
EMEB Vice-Prefeito Antônio Mamoni
EMEB Cecília Meireles
EMEB Jorge Bierrenbach de Castro
EMEB Luiz Antoniazzi