Integrantes do grupo de teatro Vem Ser de Valinhos, alunos da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), participaram nesta terça-feira (28) de uma audiência com o prefeito Orestes Previtale e a vice-prefeita Laís Helena, no encerramento da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Os nove membros do grupo têm entre 30 e 60 anos de idade.
Os alunos conversaram com o prefeito e apresentaram demandas da sua rotina diária. A audiência acontece uma vez por ano há 14 anos. "É um bate-papo descontraído em que eles pedem coisas da realidade deles, falam da vida deles e se sentem importantes por isso", comentou a pedagoga em educação especial da Apae, Ana Tieko.
Segundo Ana, a atividade reforça a representatividade social do grupo. "É mais que integração, é inclusão social. A atenção, o carinho do prefeito fazem com que eles se sintam esimulados a aprender melhor. É uma vivência nova, uma experiência diferenciada", afirmou.
Os alunos lembraram da apresentação de teatro que fizeram sobre leis de trânsito na 68ª Reunião do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana, que aconteceu este mês em Valinhos. A performance foi bastante elogiada pelos participantes do evento. Pediram mais acessibilidade e que possam se apresentar com o grupo de teatro na Prefeitura, entre outras solicitações.
O prefeito lembrou que estão sendo feitos vários investimentos em acessibilidade no município e sugeriu que a apresentação ocorra no próximo mês, durante o Setembro Verde, em que se debate a inclusão da pessoa com deficiência. Na próxima semana, o grupo de Valinhos participa da abertura do Setembro Verde na Assembleia Legislativa de São Paulo.
Orestes respondeu todas as solicitações, tirou dúvidas e disse que as reivindicações serão analisadas com atenção para que sejam atendidas conforme as possibilidades. A audiência terminou com uma apresentação do integrante do grupo Rodrigo Rosa interpretando gaita. "Essa atividade é importante para a administração pública, que tem de estar sempre próxima dos moradores", afirmou o prefeito.
Veja vídeo: