Obra vai custar pelo menos 20% mais barata do que os projetos anteriores
Legenda: Orestes Previtale, ao lado do secretário Gerson Luis Segato, o local da nova ponte
O prefeito Orestes Previtale determinou a reconstrução da ponte do Capuava sobre o Ribeirão Pinheiros. Todos os tramites já foram realizados pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos e as obras começam na terça-feira (2). A previsão de término é de seis meses. O custo será de R$ 1 milhão, com recursos próprios do município. A responsabilidade é da Repecol Construções.
A obra é uma reivindicação antiga dos moradores da região e de toda a Valinhos. De acordo com o Projeto de Lei Nº 72/2016, a administração anterior chegou a anunciar a reconstrução da ponte, que estava orçada em R$ 1,2 milhão. O problema atinge diretamente os bairros Capuava, Fonte Mécia, São Marcos, Rodovia Flávio de Carvalho, Samambaia, Jardim Nova Espírito Santo e vizinhanças. A situação ainda ficou mais complicada com a instalação do SESI.
A única ponte no local não dá vazão para o fluxo na área. Há 14 anos, os carros perderam a grande alternativa de acesso aos bairros, pois a ponte do Capuava foi interditada para automóveis por riscos de desabamento. Problemas estruturais ocasionados por alagamentos justificaram, à época, a decisão de restringir o tráfego de veículos. O local foi liberado apenas para o trânsito de pedestres.
Em 2007, a ponte foi demolida. Uma passarela, então, foi construída para os pedestres. A estrutura será mantida mesmo com a nova ponte, que também terá um espaço reservado para as pessoas atravessarem com segurança.
Depois de anos de impasses e expectativas frustradas, o prefeito Orestes Previtale decidiu atender à reivindicação da população, que, aliás, pediu a reconstrução como prioridade. “Temos que reorganizar o trânsito do local. Não dá para esperar mais. Fizemos uma grande economia na Prefeitura para atender aos anseios da população. Valinhos precisa ser recuperada em curto espaço de tempo, apesar dos grandes problemas financeiros”, explicou o prefeito.