A Prefeitura de Valinhos apresenta nesta quinta-feira aos moradores da cidade um Ecoponto móvel, moderna ferramenta de educação ambiental para crianças, jovens e adultos.
Instalado em um contêiner interativo, com jogos e muita informação sobre reciclagem e conceitos ambientais e sustentáveis, o equipamento ficará dois dias à disposição dos moradores da cidade, na frente da Prefeitura, para visitação gratuita.
Além da questão educativa, o equipamento dá para a população a dimensão dos benefícios que a cidade terá com a instalação de ecopontos para coleta de resíduos de todos os tipos, com instalações modernas e que seguem padrões internacionais bastante diferentes dos depósitos tradicionais de resíduos.
O Ecoponto móvel que estará em Valinhos pertence à empresa Corpus, que cuida da coleta e destinação do lixo na cidade. A estrutura está montada em um contêiner e chega aos locais onde será instalada transportada por um caminhão.
Desenvolvido de acordo com as normas da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), o Ecoponto móvel permite ao visitante uma experiência em educação ambiental com criatividade e inovação, com jogos e muita interatividade.
Nele é possível adquirir conhecimento sobre os principais problemas ambientais e sociais relacionados ao descarte e a destinação incorreta dos resíduos sólidos no Brasil, através do estimulo às práticas de consumo consciente como: redução, não geração e reciclagem.
Dentro dele há:
Painel cromático – demonstra os resíduos que devem ser encaminhados ao aterro sanitário. Disposição final ambientalmente adequada.
Totem digital – joguinho que estimula o conhecimento sobre os materiais que podemos reduzir o consumo ou que não devemos gerar. Ao final é possível tirar uma foto como lembrança. Ela é encaminhada por e-mail.
Carregador de celular – os visitantes podem carregar os seus aparelhos enquanto aprendem.
Gerador manual de energia - Exemplifica o emprego de força para o funcionamento de determinados aparelhos eletroeletrônicos e reforça a dificuldade de geração de energia, além da reflexão sobre a necessidade de procurar meios alternativos/tecnologias de tratamento dos resíduos (exemplo: biodigestor). O ponto da PNRS é o tratamento.
Há prateleiras para estimular o reaproveitamento - A população pode levar algo que queira doar - a exemplo de livros e sacolas retornáveis - ou deixar para doação. Uma forma de ampliar a vida útil dos materiais.
Recicláveis - O Ecoponto ainda recebe recicláveis (papel, plástico e metal) através de uma cesta de arremesso, como num jogo de basquete.