A 11ª Brigada de Infantaria Leve (11ª Bda Inf L), sediada em Campinas, uma das Forças de Emprego Geral do Exército Brasileiro, conduzirá em Valinhos um exercício de adestramento e capacitação de tropas para atuar em operações de garantia da lei e da ordem. O Exercício Anhanguera, da Operação Goyazes II, acontece de 19 a 21 de setembro na cidade.
Cerca de 400 militares, oficiais e praças, de Campinas, Pirassununga, São Vicente e Lins, serão preparados para estar em condições de atuar no Rio de Janeiro, explicou o tenente-coronel Eduardo José Lopes Gonçalo, oficial de Comunicação Social da 11ª Bda Inf L. Segundo ele, esse treinamento é previsto em calendário anual.
A base do exercício será no Parque Municipal de Exposições Monsenhor Bruno Nardini, mas os militares farão parte do treinamento nas ruas da cidade, com patrulhamento motorizado, a pé, operações de busca e apreensão e operações de cerco. Os locais ainda serão definidos.
"Já fizemos esse exercício outras vezes em Valinhos e tivemos boa recepção na cidade, por parte dos moradores e também da Prefeitura, com a qual atuamos em parceria", disse o tenente-coronel.
O emprego do Exército Brasileiro em diversas missões constitucionais tem sido cada vez mais frequente, especialmente na última década, não apenas no apoio aos grandes eventos (Jogos Panamericanos Rio 2007, Jornada Mundial da Juventude 2013, Copa do Mundo FIFA 2014 e Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016), mas também em Operações de Apoio aos Órgãos Governamentais para Garantia da Lei e da Ordem em cidades como Rio de Janeiro, Vitória e Vila Velha.
Veja vídeo: