Pouco mais de 60 escoteiros, entre crianças e adultos, participaram de atividades ambientais na Praça do Jardim Centenário, no sábado, em Valinhos. O Ecoponto móvel, moderna ferramenta de educação ambiental para crianças, jovens e adultos, foi instalado na praça para visitação dos moradores, que puderam conferir a importância do descarte correto de entulhos e da reciclagem.
Na quinta-feira e na sexta-feira, Dia da Árvore, o Ecoponto móvel ficou aberto à visitação em frente à Prefeitura de Valinhos.
Além da questão educativa, o equipamento mostra a dimensão dos benefícios que a cidade terá com a instalação de ecopontos para coleta de resíduos de todos os tipos, com instalações modernas e que seguem padrões internacionais bastante diferentes dos depósitos tradicionais de resíduos.
O Ecoponto móvel pertence à empresa Corpus, que cuida da coleta e destinação do lixo na cidade. A estrutura está montada em um contêiner e chega aos locais onde será instalada transportada por um caminhão.
Desenvolvido de acordo com as normas da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), o Ecoponto móvel permite ao visitante uma experiência em educação ambiental com criatividade e inovação, com jogos e muita interatividade.
O escoteiro Robson Moreira, que há 21 anos integra o grupo dos escoteiros de Valinhos, disse que foi uma atividade importante para o grupo e para toda a cidade. "O Ecoponto é uma ferramenta útil para ensinar sobre reciclagem e coleta de lixo", disse.
Os escoteiros fizeram um trabalho de limpeza na praça, inclusive removendo lixo descartado irregularmente, e de sinalização. "Ajudar o ambiente ajuda a nós mesmos, porque temos mais lugares para nos divertir. Temos a missão de deixar o mundo melhor do que o encontramos", disse. "Preservar deixa o ambiente mais puro", afirmou a escoteira Helena Carvalho, de 9 anos.
Veja vídeo: