As 252 seções eleitorais de Valinhos recebem no sábado (6) as urnas eletrônicas para a votação no primeiro turno das eleiçoes deste ano, que acontece no domingo (7), das 8h às 17h. Serão eleitos presidente, governador, senador, deputado estadual e deputado federal. A data do segundo turno é 28 de outubro.
A instalação das urnas nas escolas será feita com apoio da Polícia Militar e Guarda Civil Municipal de Valinhos. O Município possui 283 urnas, 31 de contingência, para substituição em casos imprevistos. O programa das eleições deste foi instalado nos equipamentos no dia 24 de setembro.
Valinhos tem 89.688 eleitores. Todos os cidadãos alfabetizados maiores de 18 e menores de 70 anos são, por lei, obrigados a votar. O eleitor que não conseguir votar deve justificar a ausência.
“Para votar, é necessário levar um documento oficial com foto em bom estado de conservação, como carteira de identidade ou habilitação. Já para justificar, o eleitor deve levar, além do documento com foto, o título de eleitor”, explicou a chefe do Cartório Eleitoral de Valinhos, Andréa Cresta.
O eleitor pode justificar o voto caso esteja fora do seu domicílio eleitoral ou se estiver impossibilitado de votar no dia da eleição. A justificativa precisar ser feita para cada turno não comparecido. Não há limitação para o número de vezes que o eleitor pode justificar o voto.
Segundo Cresta, há regras que precisam ser observadas no dia da eleição. “É permitido o eleitor se manifestar pacificamente, inclusive entrar na sessão eleitoral com a vestimenta do candidato. Porém, para quem vai trabalhar, isso é proibido", comentou.
Criança até 12 anos de idade pode acompanhar o adulto no local de votação. Mas é proibido qualquer tipo de aglomeração próximo às seções eleitorais, o que pode ser considerado boca de urna. Não é permitido entrar com o celular dentro da cabine de votação. Pessoas com deficiência podem estar acompanhadas desde que o acompanhante esteja com documento e foto.
A apuração será no mesmo dia da votação e será divulgada pela Rádio Valinhos FM 105,9 ou pelo site do TRE. “Votar é um ato de democracia. Nós demoramos em ter esse direito, então isso para mim não tem preço”, disse Andréa Cresta.
O eleitor pode consultar a sua seção eleitoral pelo site do TRE. Clique aqui.