A Prefeitura de Valinhos inicia esta semana a revitalização da Praça José Barchesi, no São Cristóvão, dentro do Projeto de Revitalização de Praças, um conjunto de ações que vai recuperar as mais de 150 áreas de lazer do município. As praças Brasil 500 Anos, em toda sua extensão, Isolina Marchiori e Monteiro Lobato já foram revitalizadas, além da praça em frente à Prefeitura, que também está em obras.
Depois da José Barchesi, os trabalhos serão feitos nas três praças da Avenida Paulista, seguindo o cronograma previsto. Na primeira fase do projeto, 21 áreas de lazer serão revitalizadas.
As equipes de manutenção contam com reeducandos e servidores municipais. Segundo o diretor de Serviços Públicos, da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, Marcos Vitelli, os trabalhos na José Barchesi devem durar uma semana.
"O resultado tem sido muito positivo. Os moradores elogiam e percebemos que as pessoas passam a cuidar melhor das praças quando finalizamos os trabalhos. A população tem respeitado nosso trabalho porque tem motivo para manter a praça limpa", disse Vitelli.
Segundo ele, algumas das praças da cidade não recebem manutenção há muito tempo. "Estamos fazendo um trabalho amplo, como há muito tempo não se fazia", afirmou.
O Projeto de Revitalização de Praças inclui limpeza, pintura de guias, manutenção e reforma de calçadas, de brinquedos, dos bancos, troca de lâmpadas, das lixeiras e uso de lavadora de alta pressão, entre outros.
Segundo Vitelli, a partir das primeiras 21 praças será possível definir todo o cronograma da revitalização das outras áreas de lazer da cidade.
O diretor comentou que a Secretaria de Obras e Serviços Públicos está buscando parceiros para a instalação de novos brinquedos e substituição dos que estiverem sem condições de uso, que serão retirados.
A revitalização das praças é uma importante ação da Prefeitura de Valinhos para estimular atividades de lazer e prática de exercícios, que contribuem para a saúde preventiva. "As praças têm de ser um local de convívio, frequentado pelos moradores", disse o diretor.