A Secretaria de Educação de Valinhos está promovendo cursos de capacitação interdisciplinares, utilizando professores da própria Rede Municipal de Ensino. A iniciativa promove maior integração entre os profissionais, estimula novos conhecimentos e aprimoramento da formação. Na terça-feira (23), mais de 100 professores da Educação Infantil I e II participaram de um curso de Artes ministrado pelo professor Nadir Vidal.
O curso integra o PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Segundo a Diretora Pedagógica da Secretaria de Educação, Ana Angélica Julio, o objetivo dos cursos de capacitação e atualização é ampliar a formação dos docentes, valorizar os profissionais e aprimorar ainda mais a qualidade do ensino na Rede Municipal.
“Temos em nossos quadros excelente profissionais com formação de alta qualidade e estamos aproveitando para que democratizem o conhecimento que possuem com seus pares”, disse Ana Angélica. Segundo ela, todos os 732 professores da Rede Municipal estão participando do programa.
Na quarta-feira (24), 60 professores realizarem uma imersão pelo mundo das artes, numa visita especial à Bienal de Artes de São Paulo. “O conhecimento é dinâmico e precisa ser atualizado a todo o momento. E o mais importante desse processo todo é que todos os professores estão envolvidos nessas busca pelo crescimento pessoal e profissional”, acrescentou.
Nesta semana, Ana Angélica também participou, com mais 40 profissionais da Rede Municipal de Valinhos, entre professores, supervisores, diretores e coordenadores, de uma ampla discussão sobre a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O encontro aconteceu na Diretoria de Ensino de Campinas, com técnicos da Rede Estadual, das redes municipais de Campinas e Vinhedo.
Para o secretário de Educação, o professor Zeno Ruedell, os cursos de capacitação e a discussão em torno da BNCC fazem parte de um processo que só tem um objetivo: melhorar a qualidade do ensino na cidade. “Não há educação de qualidade sem que o professor esteja motivado, envolvido e reconhecido. Fico feliz de ver nossos profissionais envolvidos nesse processo”, disse.