A reunião inaugural do Grupo de Trabalho que discute a elaboração do Plano de Cargos e Carreiras dos Servidores Municipais de valinhos contou com a participação de mais de 40 pessoas, entre os membros eleitos para compor a Comissão dos Servidores e representantes da Administração. O consultor Carlos Eduardo Sanches, da Consultoria Sintegris, especializada em gestão pública, fez uma palestra para abordar os principais aspectos da criação de um plano municipal de carreiras.
"É preciso respeito à evolução orçamentária, um profundo diagnóstico da situação atual da vida funcional e capacidade de investimento", afirmou Sanches. Segundo ele, se não respeitar esse tripé, o plano acaba comprometido.
O consultor acrescentou que a avaliação do desempenho do servidor é parte desse processo. "É um mecanismo para estimular os bons profissionais, a carreira desses profissionais, de acordo com o desempenho", disse. De acordo com ele, a elaboração do plano de carreiras deve ser o mais técnca possível. "Se for tecnicamente elaborada, com amparo na legislação, repseitando a realidade do orçamento, não tem como dar errado", alegou.
O secretário de Assuntos Internos, Wilton Borges, considerou o debate interessante e de qualidade. "Tivemos uma participação brilhante dos servidores e vamos prosseguir com uma discussão abrangente e muito produtiva", afirmou.
A servidora Marta Bartira Meirelles, da Saúde, que integra a Comissão dos Servidores, disse que os funcionários conquistaram outro nível de comunicação com a Administração, mais democrático, para debater o funcionalismo e as carreiras. A servidora Elisiane Juliato, da Educação, também integrante da Comissão dos Servidores, considerou que a reunião inaugural trouxe informações importantes.
"Deve haver transparência para sabermos onde estão os problemas para que possamos avançar. Os problemas existem, mas temos de avançar", disse Elisiane. Segundo ela, a prioridade dos servidores hoje é recompor perdas. "Essa é nossa preocupação inicial. Somos otimistas", afirmou.
O presidente do Sindicato dos Servidores de Valinhos, Valteni Alves Santos, lembrou que a atual administração está retomando um projeto que o funcioalismo tem há mais de 30 anos. "O Plano de Carreiras será um norte para a administração e para o servidor, para fazer justiça, motivar e qualificar o bom funcionário. Todo mundo ganha", disse.
As próximas reuniões do Plano de Cargos e Carreiras acontecem nos dia 8,13 e 22 de novembro, para definir regras, responsabilidades e objetivos do grupo que vai construir o novo projeto, além do cronograma de trabalho.