A Secretaria de Obras e Serviços Públicos recebeu nesta quarta-feira (25) 5.000 mudas do Consórcio dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ). A doação faz parte da parceria que a Prefeitura de Valinhos possui com o Consórcio PCJ, por meio do Programa de Proteção aos Mananciais (PPM).
"Essa é a primeira vez que o PCJ doa as mudas ao município, que serão plantadas daqui a seis meses, já que enfrentamos período de estiagem e também porque as plantas passarão pelo processo chamado de 'rustificação de mudas', serão transplantadas para saquinhos maiores e melhores", informa Rafael de Gasperi, diretor do Departamento de Praças e Jardins.
Segundo Gasperi, assim que as mudas atingirem a metragem 70 a 80 cm de altura será inicializado no município um trabalho de plantio e enriquecimento de áreas de APP (Áreas de Preservação Permanentes). "As mudas são nativas, características de nossa região, e dentre as 30 espécies doadas estão as Dedaleiro, Guarantan, Jatobá, Oiti, Ypê-Amarelo, Copaiba e Mirindiba", acrescenta.
O diretor do Departamento de Praças e Jardins lembra ainda que a Secretaria deve receber mudas arbóreas nativas, a serem doadas pelas concessionárias de automóveis e motocicletas, uma vez que, pela lei municipal n° 4.996, aprovada em 9 de maio deste ano, estabelece que a cada veículo vendido uma muda de 2 metros de altura deverá ser doada para o reflorestamento da cidade.