Ventos fortes registrados em alguns locais de Valinhos provocaram no último dia 11 a queda de cinco árvores localizadas em passeios públicos. Um Eucalypto com 18 metros de altura atingiu a rede de energia elétrica e deixou os moradores da região da Avenida Paulista sem energia por mais de duas horas. Nas outras ocorrências, não foram registrados nenhum tipo de dano material, apenas prejuízos ao meio ambiente.
Para prevenir acidentes como esses, a Prefeitura de Valinhos realiza periodicamente a operação 'Podas em Bairros', que está sendo intensificada atualmente com a aproximação da época de ventos fortes. A informação é do diretor do Departamento de Praças e Jardins, Raphael de Gasperi, da Secretaria de Obras e Serviços Públicos.
"Mesmo uma árvore sadia, em dias de ventos mais fortes, pode vir a cair", lembrou o engenheiro florestal, ressaltando a importância das podas e remoções quando necessárias.
Segundo Raphael de Gasperi, até o momento já foram atingidos pela operação 'Podas em Bairros' cerca de 40 bairros em apenas 15 meses desta Administração Municipal. "A meta é atingirmos até o fim do ano mais 20 bairros", explicou o diretor.
"Essas atividades fazem parte do programa de readequação da arborização do município, desenvolvido pelo governo do prefeito Clayton Machado", salientou o diretor.
Atualmente, segundo o engenheiro florestal, as equipes trabalham nos bairros Jardim São Luiz e na região do Parque das Colinas. Na sequência, acrescenta o diretor, uma turma irá para o Jardim Centenário, Fonte Nova e Parque Portugal. Já a outra atuará na região do Jardim do Lago, Maracanã e entorno da região.
Paralelamente, segundo o diretor, o trabalho de podas de árvores é realizado em escolas, praças e próprios municipais. Já aos finais de semana, as equipes atuam nas áreas centrais e avenidas mais movimentadas. Atualmente o trabalho está em fase de conclusão na Avenida dos Esportes e, posteriormente, irá para as avenidas Independência e Joaquim Alves Corrêa.
Queda de cinco árvores – Na região da Avenida Paulista, onde houve a queda do Eucalypto, após vistoria dos funcionários da Prefeitura, foram constatadas mais quatro árvores da mesma espécie que precisam ser removidas, pois apresentam risco eminente de queda. Segundo Raphael de Gasperi, a remoção será realizada o mais breve possível para evitar novos problemas.
As outras quatro árvores que caíram foram na região do Parque das Colinas. São espécies de médio porte, com cerca de seis metros de altura, entre elas duas Canelinhas, uma Sibipiruna e duas Aroeiras Salsa. "Essas espécies ainda não tinham sido podadas, pois a região onde as mesmas se localizavam está sendo contemplada nesses dias com a operação 'Podas em Bairros'", informou o engenheiro florestal.