A Prefeitura de Valinhos está implementando um sistema inovador de informatização das unidades de saúde municipais. Desde julho, a Secretaria de Saúde está instalando o novo programa em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O projeto, que teve início pelo Jardim São Marcos e já está funcionando em oito unidades de saúde, busca agilizar e otimizar os atendimentos, melhorando a qualidade dos serviços para pacientes e médicos.
Com a informatização, cada paciente passa a ter um prontuário eletrônico único onde são cadastradas todas as informações médicas relativas ao seu atendimento, como as datas das consultas, sintomas descritos, exames solicitados, resultados desses exames, remédios receitados. Os prontuários são arquivados em um banco de dados digital e podem ser acessados por todos os médicos que atendem o paciente.
Segundo o diretor da Secretaria de Saúde, Jorge de Lucca, o novo sistema garante maior segurança para os pacientes, que terão seus atendimentos registrados em detalhes, o que facilita diagnósticos dos médicos, e também otimiza os recursos da saúde municipal, que terá maior controle sobre os atendimentos, facilitando a adoção de medidas que podem qualificar ainda mais os serviços prestados pelas unidades de saúde.
Segundo a Giespp, empresa responsável pela implantação do sistema de informatização da saúde, o programa já está funcionando nas UBSs do Jardim Maracanã, Jardim Jurema, Parque Portugal e São Marcos. Também está em operação na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Centro de Doenças Infectocontagiosas do Centro de Testagem e Aconselhamento (CEDIC/CTA) e no Centro de Especialidade Odontológica (CEO).
Lucca explicou que o sistema está em fase de instalação em outras oito UBSs. "A previsão é de que em fevereiro do ano que vem o programa esteja funcionando em todas as unidades”, disse. Segundo ele, a nova plataforma informatizada vai integrar toda a rede de atendimento com as funções de registrar datas de consultas, medicamentos prescritos, diagnósticos, receitas médicas, exames e consultas de especialidade. "Vai oferecer um panorama completo de cada paciente, permitindo que seu histórico seja consultado e conhecido por cada médico pelo qual ele passar. Isso garante mais qualidade em todos os processos e contribui para que os médicos adotem medidas com maior segurança", afirmou.
De acordo com o coordenador de serviços da Giespp, Henrique Assis Marin, o sistema proporciona a gestão completa na área da saúde. “Através dele, também é possível fazer o controle das agendas, faturamento, vacinação, de insumos e gestão da demanda reprimida de consultas e exames”, explica. Isso permite otimização dos recursos de saúde e um planejamento mais adequado dos serviços.
Marin acrescenta que a plataforma é totalmente integrada. Funcionários de toda a rede de saúde conseguem ter acesso a tudo o que é registrado em cada unidade. De acordo com ele, a base de dados possibilita o registro das informações em tempo integral.
Farmácias
As farmácias que funcionam dentro das UBS também já estão integradas ao sistema de informatização. “Assim, temos uma gestão de estoque mais eficiente. Com essa funcionalidade, o município consegue reduzir o processo de retirada de medicamento em duplicidade”, explicou Marin.