A Biblioteca Pública Municipal de Valinhos 'Dr. Mário Correa Lousada', mantida pela Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura, informa que estão abertas 200 vagas para crianças, com idades entre 8 e 9 anos, que queiram participar do projeto "Onde moram os livros?'. A atividade, já aplicada para alunos dos terceiros anos da rede municipal de ensino e escolas particulares, é promovida na própria biblioteca onde as crianças participantes são incentivadas, de maneira lúdica, a desenvolver o gosto pela leitura.
As crianças que se inscreverem conhecerão a escritora Marlene Sabatini e a contadora de histórias Paula Negrão, que buscarão estimular o hábito da leitura e escrita. Ao final da visita, cada participante receberá o livro "Tininha e a fada Lile" (Editora Adonis), escrito por Cristina Lazaretti, e uma carta-resposta para que escreva sua história e envie novamente à biblioteca. No segundo semestre, como síntese do projeto, será lançado um livro, uma coletânea com 50 histórias selecionadas por profissionais especialistas em literatura infantil.
O diretor de Espaços Culturais, da Secretaria de Cultura e Turismo, Fabrício Bizarri, explica que até o fim deste mês o projeto pretende levar à biblioteca cerca de 1.500 alunos, sendo que aproximadamente 1.100 das escolas municipais e 200 de particulares já viveram a experiência a partir de abril, quando a ação foi iniciada em Valinhos.
As vagas são destinadas somente às crianças que residam em Valinhos e para os seguintes dias: 18/06 (quarta-feira – 50 vagas); 25/06 (quarta-feira - 50 vagas); 26/06 (quinta-feira – 50 vagas); e 27/06 (sexta-feira – 50 vagas), sempre das 9 às 10h30. Os agendamentos devem ser feitos antecipadamente pelo telefone 3871-6022 ou pelo e-mail: bibliotecamunicipal@valinhos.sp.gov.br. A Biblioteca Pública Municipal 'Dr. Mário Corrêa Lousada' fica na Rua Itália, 477, Jardim Ribeiro.
Entusiasmo – O projeto "Onde moram os livros?" tem patrocínio da MWV RIGESA, realização da Associação Agostinho de Cultura, produção cultural da 3marias, apoio da Eaton e da Prefeitura Municipal de Valinhos, por meio das secretarias de Educação e de Cultura e Turismo, e apoio cultural do ProAC – Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo – Secretaria da Cultura.
"A emoção das crianças é contagiante, elas saem da biblioteca contando histórias. Depois do início do projeto tivemos um aumento significativo nos cadastros. Os alunos retornam posteriormente com os pais e retiram livros e gibis", comenta a bibliotecária Cristiane Vidal dos Santos.
O secretário de Cultura e Turismo, Wilson Ventura, destaca que o desenvolvimento do projeto busca valorizar a Biblioteca Pública Municipal, ao despertar nas crianças a importância da leitura e a vivência de fantasias. "Estamos atendendo a um desejo do prefeito Clayton Machado em valorizar este espaço tão rico e importante, visando o desenvolvimento de valores positivos em nossas crianças. O objetivo é que a biblioteca municipal seja cada vez mais conhecida e vista como uma importante fonte de pesquisa, e usufruída por todos independentemente da idade", destaca.