A Prefeitura de Valinhos está concluindo as obras de reestruturação do prédio da Secretaria da Educação. O imóvel, na Vila Independência, passou por várias adaptações desde o início da administração do prefeito Orestes Previtale e hoje comporta o setor de merenda escolar, almoxarifado, departamento administrativo, pedagógico, Educação para Jovens e Adultos (EJA), Recursos Humanos (RH) e supervisão de ensino. O novo prédio tem ainda um espaço reservado para o Serviço Social, banheiro para deficientes e um refeitório para os funcionários.
O local era ocupado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que deixou o prédio há cerca de quatro anos. A Secretaria da Educação se mudou para o novo espaço em julho de 2017.
A mudança faz parte da reestruturação da utilização de prédios municipais. Na atual administração, a Prefeitura transferiu secretarias e departamentos para prédios próprios para reduzir os custos com aluguel.
No início de 2017, a Prefeitura de Valinhos tinha 32 prédios alugados. Ao longo de dois anos, foram devolvidos 16 prédios e mais cinco serão entregues até meados deste ano. A despesa com locação foi reduzida à metade e vai diminuir ainda mais.
Segundo o secretário de Educação, Zeno Ruedell, uma das salas será dividida com drywall, placas de gesso utilizadas para isolar ambientes, para abrigar sala de capacitação de diretores e professores, sala para psicólogo escolar, e sala para atendimento de pais de alunos com necessidades especiais (AEE).
“A Educação agora está em um único lugar. Antes, a merenda escolar, almoxarifado, departamento pedagógico e administrativo ficavam em ambientes separados. Centralizamos tudo para termos maior controle e organização da Pasta. E ainda otimizar o atendimento a pais, alunos e profissionais”, disse o secretário.
Merenda escolar
Um dos principais objetivos para a reforma do prédio foi adaptar o galpão, que está sendo usado para armazenar alimentos da merenda escolar desde novembro de 2018.
O telhado do galpão também foi reformado para que o calor seja retido pelo material usado na cobertura. O novo piso possui demarcações para manter a organização e distribuição dos produtos alimentícios, além de facilitar o transporte com carrinhos e pallets.