A 70ª Festa do Figo e 25ª Expogoiaba abriu ao público no sábado de manhã com participação de prefeitos e vice-prefeitos de cidades da região e uma bonita homenagem aos agricultores de Valinhos, que, ao longo de sete décadas, transformaram o evento em um das mais importantes festividades do País. Desde cedo, o público prestigiou a Festa, estava presente na cerimônia de abertura e nos diferentes espaços do Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini.
Produtores agrícolas, o prefeito de Valinhos, Orestes Previtale, a vice-prefeita, Laís Helena, a presidente da Câmara Municipal de Valinhos, Dalva Berto, vereadores, secretários municipais da cidade e a Corte da 70ª Festa do Figo da 25ª Expogoiaba participaram da cerimônia de abertura e receberam os convidados do evento. O prefeito de Louveira, Nicolau Finamore Junior, o prefeito e a vice de Vinhedo, Jaime Cruz e Claudineia Vendemiatti Serafim, o vice-prefeito de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira, e o vice-prefeito de Indaiatuba, Tulio José do Couto, estiveram entre as autoridades presentes.
A Guarda Civil Municipal de Valinhos iniciou a cerimônia trazendo ao palco as bandeiras de Valinhos e do País. A Orquestra Jazz Sinfônica de Valinhos executou os hinos nacional e de Valinhos com sua característica maestria. Após uma breve apresentação do evento pelas autoridades presentes, aconteceu uma bonita e justa homenagem aos produtores de Valinhos, que são os responsáveis pela mais longeva, assídua e uma das mais tradicionais festas do País.
Ao fim das homenagens, anfritiões, convidados e moradores participaram da abertura oficial da Exposição de 70 Anos da Festa do Figo, que conta a história do evento, lembrando os 65 anos da colônia japonesa em Valinhos, também comemorados este ano. A Exposição dos 70 Anos fica ao lado da Exposição de Frutas, onde são exibidas aos finais de semana os melhores e mais bonitos exemplares colhidos pelo produtor. Os mais bonitos figos, goiaba e uva são premiados nos três fins de semana da Festa e depois, leiloados ao público. Ao final do evento, o produtor com as melhores notas recebe troféus e prêmios.
Logo cedo, no sábado (19), os produtores já apresentaram suas frutas concorrentes e montaram suas barracas para comercializar frutas de qualidade diretamente do campo para o consumidor, com preços bem convidativos. As barracas do Fundo Social de Solidariedade de Valinhos, da Asserutil, da Feav, que homenageia a colônia japonesa, a Vila Italiana e demais barracas da Praça de Alimentação já estavam atendendo o público de manhã, com opções variadas de gastronomia.
São muitas atrações: exposição, leilão e venda de frutas, exposição dos 70 Anos da Festa, shows em diferentes palcos, na Vila Italiana, na barraca em homenagem à colônia japonesa e em vários outros espaços. O Turismo Rural, com visita às propriedades agrícolas, é imperdível e acontece aos fins de semana. Há gastronomia diversa, parque de diversões, barraca do Clube de Mães, venda de artesanatos, Pavilhão do Comércio e muito mais. A 70ª Festa do Figo e 25ª Expogoiaba acontece até o dia 3 de fevereiro, de quarta-feira a sexta-feira a partir das 18h até 22h30, sábados e domingos a partir das 9h.