As obras de reforma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Jardim Pinheiros e do São Bento estão em ritmo acelerado para melhor atender os moradores das duas regiões. A Administração Municipal deu início às obras de reforma e ampliação das duas importantes unidades no fim do ano passado.
Localizada à Rua Horácio Salles Cunha, 258, a UBS do Jardim Pinheiros está passando por sua mais completa reforma desde que foi inaugurada em 1984. A unidade realiza aproximadamente 250 consultas e 900 procedimentos de enfermagem por mês. A UBS teve suas atividades paralisadas no final de novembro e os usuários estão sendo atendidos na UBS do Jardim Paraiso.
De acordo com os engenheiros da Secretaria de Obras e Serviços que acompanham os trabalhos, as obras estão dentro do prazo, mas, atendendo pedido da Secretaria de Saúde, a recepção e a área insumos também serão ampliadas, para atender normas da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa).
“Será uma nova UBS, estamos construindo banheiros para portador de necessidades especiais, banheiro anexo ao consultório ginecológico, sala de reunião e abrigo para resíduos. Ficará muito mais ampla e confortável para atender os moradores do Jardim Pinheiros e região”, disse o Secretário de Saúde, Nilton Sergio Tordin
Toda a parte elétrica e rede de comunicação da unidade também estão sendo adequadas, com um novo sistema de informática que irá integrar toda a Rede Municipal de Saúde do município. O local terá ainda ar-condicionado.
São Bento
Desde dezembro do ano passado, a UBS do São Bento do Recreio, que funciona na Rua Itaiu, 555, está passando pelo mesmo procedimento. As obras de reforma estão sendo realizadas pela Maic Engenharia Ltda., e entre outras coisas, vão adequar a unidade à norma NBR 9050, de acessibilidade e ampliação.
Esse é o terceiro posto de saúde reformado e ampliado pela Administração do prefeito Orestes Previtale. A primeira foi a UBS da Reforma Agrária.
Em 2018, além das reformas e ampliações, a Administração entregou duas novas unidades de saúde para a população, a UBS da Vila Itália, entregue em agosto para atender a região do Santo Antônio e Boa Esperança, e a UBS do Frutal, entregue em novembro, que atende os moradores do Parque das Colinas, Alvorada I e II, vale das Figueiras e do novo bairro, Vivendas dos Pássaros, empreendimento que será entregue neste começo de ano. “Além de serviços de qualidade, queremos que nossas unidades estejam adequadas para oferecer comodidade e tranquilidade à população”, disse o prefeito Orestes.