A Orquestra Jazz Sinfônica de Valinhos é atração da 70ª Festa do Figo e 25ª Expogoiaba no dia 27. Uma das mais expressivas manifestações culturais de Valinhos, a Festa abre seu palco para uma nova grande expressão cultural do Município, a Jazz Sinfônica. O concerto é baseado no repertório que marcou a estreia da orquestra, em novembro passado, com referências à colônia italiana, à vida rural e ao ilustre valinhense Adoniran Barbosa, alter ego de João Rubinato, que carregou sua produção artística com o italianismo de sua ascendência.
O maestro Marcelo Santos explica que o programa do concerto da orquestra na Festa do Figo é baseado na tríade "a terra, o povo e Adoniran". "A apresentação vai exprimir não só a música que representa esses três importantes elementos, mas também mostrar ao seu público as inúmeras possibilidades que uma orquestra desse porte possui", disse Santos.
O programa tem três pilares básicos. "Terra Valinhos" homenageia a vida rural da cidade, que é também a história de Festa do Figo, criada a partir da produção da fruticultura do Município para arrecadar fundos para construir a atual Matriz de São Sebastião. A fruticultura ainda é uma expressiva tradição cultural de Valinhos.
"Merica, merica" costura a relação entre a cultura italiana, a brasilidade e a regionalidade valinhense. Traz temas que integram essas três bases. "Suíte Adoniran", em três movimentos, reúne cançôes do célebre compositor valinhense.
Entre esses pilares do concerto, estão obras de Tom Jobim e Gonzaguinha, além de temas de jazz como "My Romance", de Rodgers e Hart, em arranjos de Marcelo Santos, Albano Sales e Maurício Lima, dedicados à Jazz de Valinhos.
Serviço
Orquestra Jazz Sinfônica de Valinhos
Palco 1 da 70ª Festa do Figo e 25ª Expogoiaba
Domingo, 27 de janeiro de 2019
10h
Ficha Técnica
Regente - Marcelo Santos
Violinos - Acauan Normanton, Cláudio Gatto, Stefany Silva, Luciane Garcia, Bruna Muraro, Marina Gama
Violas -Thales Hashiguti, Bruno Geremias
Violoncelos - Rafael Corrêa, Ana Clara Alves
Contrabaixo - Daniel Machado
Flautas - Giovanna Colussi, Claudia Piva
Clarinetes - Handemberg Silva, Rafael Nini
Sax alto - Marcelo Valezi
Sax tenor - Vinícius Corilow, Bruno Cabral
Sax barítono - Eduardo Furtado
Trompas - Osmar da Silva Junior, Adriano V. da Silva
Trompetes - Nélio de Mesquita, Adriano Liberato
Trombone tenor - André Marinho
Trombones - Héllio Couto, Felipe Coelho
Piano - Juninho Musselli
Guitarra - Gabriel Bertuol
Baixo Elétrico - Andres Zuñiga
Bateria - Zeca Vieira
Percussão - Vinícius Granado
Conselheiros - Professor Albano Sales, Professor José Luís, Professor Rone Cézar, Flávia Montagnero