Alunos de 1º a 5º anos das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) de Valinhos irão receber livros didáticos de português e matemática. De acordo com o secretário de Educação, professor Zeno Ruedell, os livros são resultado de um convênio entre o Município e a Secretaria de Educação do Estado.
“São livros de grande qualidade e que chegam para os alunos sem nenhum gasto para a Prefeitura”, destacou Ruedell. Segundo ele, cada aluno recebe dois livros de atividades, um de português, “Ler e Escrever”, e outro de matemática, “Ensino de Matemática nos Anos Iniciais (EMAI)”, que serão trabalhados conjuntamente pelos professores em sala de aula.
Os livros fazem parte do Programa Ler e Escrever da Secretaria Estadual da Educação do Estado, que oferece uma série de recursos para garantir as melhores condições de ensino às crianças que frequentam os primeiros anos do Ensino Fundamental. “É um material didático importante no processo de aprendizagem de nossos alunos”, disse o secretário.
A diretora pedagógica da Secretaria de Educação, professora Ana Angélica Júlio, afirmou que os livros são um importante recurso para os professores em sala de aula. “Esses livros nos auxiliam muito em um de nossos principais objetivos, que é melhorarmos ano a ano nosso desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb”, comenta
Segundo ela, o Ideb é um índice muito importante quando se trata de medir a qualidade do ensino de um município e, nos últimos anos, o desempenho de Valinhos tem sido altamente favorável. Os alunos das escolas de Valinhos alcançaram no ano passado índice previsto para 2020.