Valinhos aderiu ao Sistema Via Rápida Empresa, plataforma online que agilizará a formalização de empresas de vários portes na cidade, permitindo sua abertura em seis dias, em média. Nesta quinta-feira (21) foi realizado um treinamento presencial para os oito servidores públicos que irão executar o serviço. O encontro aconteceu na Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo).
A implantação do Via Rápida Empresa está prevista para entrar em vigor em abril deste ano. A expectativa é abrir um negócio em até seis dias, ante o atual processo, que demora até 50 dias. O novo sistema engloba registro e licenciamento de empresas, objetivando simplificar os processos, desde a abertura até a emissão de licenças.
No mesmo certificado, o empresário terá o alvará municipal e a análise de viabilidade da localização de forma eletrônica, evitando seu deslocamento. “É um grande avanço para Valinhos, que vai atender com mais atenção e prestar maior agilidade ao empresário. Mais um compromisso do programa de governo que cumprimos”, afirmou o prefeito Orestes Previtale.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Fagnani Popó, a ferramenta desburocratiza o atual sistema. “O Via Rápida Empresa trará economia de tempo para o empresário e celeridade na análise dos pedidos por parte da Prefeitura, além de cumprir o Plano de Governo da Administração municipal”, destacou. A plataforma garante ainda maior transparência nos trâmites.
Via Rápida Empresa
Atualmente, o programa já está implantado em 339 dos 645 municípios. Lançada em maio de 2012, a plataforma online está disponível pela internet para todos os municípios paulistas.
Conduzido pela Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), o serviço integra Secretarias da Fazenda, de Desenvolvimento Econômico, de Mobilidade Urbana, da Saúde (Vigilância Sanitária) e Segurança Pública, além de Corpo de Bombeiros.