Os agentes que atuam na Defesa Civil de Valinhos passaram a utilizar novos uniformes. Eles receberam coletes e camisas do tipo 'polo' nas cores padrões da Defesa Civil, laranja e azul marinho. O novo visual das peças também destaca o brasão do município e as bandeiras do Brasil, Estado de São Paulo e de Valinhos.
Segundo o diretor do Departamento de Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil, Edilson Bruscalin, os uniformes foram adquiridos pela administração municipal e são usados pelos agentes em todas as atividades.
"Esses novos coletes operacionais da Defesa Civil, vêm ao encontro da reformulação do Departamento, que visa a capacitação para maior qualificação dos agentes no atendimento das ocorrências. É muito positiva a preocupação da administração em entender a importância do nosso trabalho e oferecer essa condição. O uniforme identifica o profissional que o está usando. Quando um munícipe entra em uma empresa, por exemplo, ele espera poder identificar quem está ali para lhe servir e quem está ali para ser servido como ele. Quando utilizamos os nossos coletes, mostramos à população que estamos preocupados em atender às suas necessidades, que somos organizados e que vestimos a camisa de verdade, sempre prontos à servi-la", disse.
A Defesa Civil de Valinhos também passou a fazer parte desde o ano passado do Programa Internacional 'Cidades Resilientes', promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas). Uma cidade resiliente é aquela que tem a capacidade de resistir, absorver e se recuperar de forma eficiente dos efeitos de um desastre e de maneira organizada prevenir que vidas e bens sejam perdidos.