A Associação de Preservação Histórica de Valinhos (APHV), com apoio da Prefeitura de Valinhos e do grupo Valinhos Ferroviário, realiza no domingo (31) o 1º Encontro Valinhos Ferroviário, que marca os 147 anos do início do tráfego ferroviário pela Companhia Paulista de Estradas de Ferro em Valinhos, então pequena vila de Campinas. O evento será realizado nas dependências do Museu Municipal Fotografo Haroldo Pazinatto, a partir das 9h.
Segundo os organizadores, a proposta do 1° Encontro Valinhos Ferroviário é a de promover palestras, exposições, bate-papo com temas relacionados à ferrovia com foco principal na cidade de Valinhos, e à data 31 de março de 1872. “A ideia do título do evento faz referência a uma página do Facebook e a um grupo que foi formado por entusiastas no assunto, junto de ex-ferroviários, após a passagem do “trem iluminado”, do projeto Expresso Paulista – Natal nos trilhos em 2018”, explicou Sergio Ferraro, da APHV.
31 DE MARÇO DE 1872
A data de 31 de Março de 1872 marcou a inauguração da primitiva estação e do ramal ferroviário da Companhia Paulista de Estradas de Ferro no trajeto entre Valinhos e Jundiaí. Apesar de hoje pouco conhecido pela população, o evento da instalação da ferrovia foi o responsável pela formação do centro urbano de Valinhos que se tornou distrito de Campinas em 1896.
A construção da ferrovia foi motivada pelo escoamento da produção do café das fazendas até o porto de Santos. Mas a ferrovia também teve papel decisivo no desenvolvimento das indústrias a partir do final do século 19. A relação da ferrovia com a origem de Valinhos é notada ainda hoje quando observamos sua área urbana dividida em duas metades cortadas pelo traçado da estrada de ferro.
1° ENCONTRO VALINHOS FERROVIÁRIO
Domingo, dia 31 de março
Das 9h às 13h
Museu Municipal de Valinhos (Antiga Estação Ferroviária)
Evento Gratuito
Maiores informações: historiavalinhos@gmail.com