A Prefeitura de Valinhos está implantando no Município, a partir da próxima quarta-feira (10), o Sistema Via Rápida Empresa (VRE), uma plataforma online que desburocratiza e facilita a abertura de novas empresas, reduzindo o prazo para em média seis dias. O sistema pode ser alimentado 24 horas com os dados da futura empresa e o interessado pode acompanhar o andamento do processo.
O principal objetivo é simplificar processos, desde a abertura até a emissão de licenças. A inscrição é feita pelo site da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), www.jucesp.sp.gov.br/VRE.
A disponibilização dos dados pode ser feita a qualquer hora, já a liberação online da validação e licenciamento ocorre no período de atendimento da Prefeitura, das 8h às 17h, acompanhada por servidores públicos.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Fagnani Popó, a implantação da ferramenta online desburocratiza, facilita a abertura de empresas, de forma ágil e integrada. "Ao disponibilizar os dados, o sistema analisa a viabilidade da empresa, deferindo ou não a abertura", explica o secretário.
O empresário terá, no mesmo certificado, o alvará municipal e a análise de viabilidade de localização de forma eletrônica, não sendo necessário que o cidadão se desloque para isso. “O interessado pode acompanhar tudo pelo próprio sistema”, garante o gestor do VRE, Luís Gustavo Previtali. Segundo ele, a adotação do sistema também elimina papelada e dá transparência ao processo.
Conduzido pela Jucesp, o serviço integra Secretarias da Fazenda, de Desenvolvimento Econômico, de Mobilidade Urbana, da Saúde (Vigilância Sanitária) e Segurança Pública, além de Corpo de Bombeiros. O antigo sistema levava, em média, 50 dias para abertura do negócio, uma vez que era necessário buscar liberação de documentos emitidos pelos órgãos citados.
Via Rápida Empresa
Atualmente, o programa já está implantado em 339 dos 645 municípios paulistas. Lançada em maio de 2012, a plataforma online está disponível pela internet.