O Fundo Social de Solidariedade de Valinhos promoveu um café da manhã para os voluntários no segundo dia de programação da semana de comemoração dos seus 30 anos. Sentimento de gratidão marcou o evento, nesta terça-feira (23), realizado no Lar São Joaquim, que é mantido pela Congregação das Irmãs Missionárias do Coração de Jesus Crucificado, que reuniu cerca de 50 colaboradores do órgão.
A presidente do Fundo Social, primeira-dama Renata Previtale, disse que o evento foi concebido para expressar gratidão às voluntárias que doam seu tempo e trabalho, com empenho e dedicação, para que o órgão possa continuar oferecendo atendimento e assistência às famílias em situação de vulnerabilidade de Valinhos. “O apoio de vocês é essencial para a realização das nossas diversas ações e campanhas, que beneficiam nossa comunidade sempre com muita responsabilidade e cidadania”, disse Renata.
O prefeito Orestes Previtale participou da abertura do encontro para também agradecer às voluntárias pelo trabalho dedicado à sociedade. Ele agradeceu ainda a recepção da responsável pelo Lar São Joaquim, irmã Elenice Nunes Mendes. O prefeito ressaltou que é muito importante a mobilização dos próprios moradores para realizar um atendimento de alto nível a uma parcela da população que mais necessita de atenção.
A vice-prefeita, Laís Helena, também acompanhou o café da manhã e destacou o dinamismo do trabalho das voluntárias e a organização "ímpar" do Fundo Social neste governo.
A diretora do Fundo Social de Solidariedade, Sueli Maróstica, que coordena, entre outras coisas, o trabalho das voluntárias, disse que muitas delas acabam ajudando no encaminhamento para políticas públicas. “Muito atenciosas, amáveis e pacientes, nossas voluntárias têm um discernimento aguçado. Muitas vezes, elas acabam direcionando as pessoas que mais necessitam para serviços públicos nas áreas de Saúde, Educação e Assistência Social”, relatou.
Aposentada e voluntária do Fundo Social há 30 anos, Angélica Trombeta Bortholotto, 81 anos, afirmou que doar seu tempo para ajudar os outros é muito gratificante e enriquece sua rotina nas últimas três décadas, desde que o Fundo foi instituído. Ela participa de várias ações e gosta particularmente de trabalhar no Bazar da Rodoviária. “Muitas pessoas passam pelo nosso Bazar e a interatividade é frequente. É muito bom para nós mesmos ajudar o próximo”, contou Angélica.
A aponsentada Mafalda Trombetta Mayr, de 79 anos, seguiu os passos da irmã Angélica há cinco anos, quando começou a trabalhar no Fundo Social. Recentemente, ela convenceu a filha, Magda Mayr Rodrigues, de 56 anos, a integrar a equipe de voluntárias da família. "Sou muito grata e feliz por isso", afirmou. Angélica, por sua vez, convenceu a amiga, Antônia Franco Chiminasso, aposentada de 77 anos, a trabalhar com ela no Bazar. Dessa forma, a rede de voluntários vai se ampliando e consolidando.
A voluntária e dona de casa Cássia Maria Eduarda Mosca, 61 anos, contou que trabalha no Fundo Social desde que Renata assumiu a presidência do órgão. “Somos amigas e companheiras no trabalho da catequese na Paróquia São Sebastião e posso dizer que sou grata pela oportunidade que ela me proporcionou ao me convidar para ser voluntária no Fundo Social. É um trabalho muito prazeroso e que nos possibilita vivenciar muitas histórias de vida. Muito mais do que trabalhar no Bazar da Sede e lidar com as roupas, nós acabamos atuando como uma espécie de psicólogas sociais ao ouvir os desabafos e as necessidades das pessoas”, disse Cássia.
Ações
Entre as diversas ações promovidas pelo Fundo Social estão projetos assistenciais, campanhas e cursos de geração de renda. Os projetos assistenciais compreendem distribuição de sacolas emergenciais de alimentos, empréstimos de equipamentos hospitalares, distribuição de kit de enxovais para recém-nascido, doação de sacolas de roupas e calçados para pessoas em situação de vulnerabilidade, bazar de roupas, retirada de móveis e utensílios, doação de móveis e sala de noivas.
Várias campanhas são realizadas pelo Fundo todos os anos. A Campanha da Páscoa tem distribuição de chocolates e apresentação teatral em creches do município. Na de Inverno são entregues cobertores a famílias carentes inscritas no órgão. A Campanha do Agasalho arrecada peças de inverno junto à população em locais de doação e mutirões feitos de casa em casa em várias regiões da cidade. A Campanha de Natal tem distribuição de cestas de alimentos e brinquedos para crianças de até 9 anos para famílias em situação de vulnerabilidade, cadastradas no Fundo. Durante a festa natalina, são distribuídos lanche, refrigerante e sorvete.
O Fundo Social promove durante todo o ano cursos de capacitação e geração de renda, como a Padaria Artesanal e a Escola de Beleza, em parceria com Instituto Embelleze – Unidade Valinhos.
Na Festa do Figo e Expogoiaba, o Fundo Social administra os espaços do Fraldário, Guarda Volumes, Bazar e Alimentação, com a venda de delicias que se tornaram uma tradição do evento. Entre os produtos vendidos estão figo ramy, figo com chantilly, figo com sorvete, shake de figo, goiaba e manga, sucos, pão de queijo, bolos e tortas.
Programação festiva
A programação festiva que marca os 30 anos de fundação do Fundo Social continua nesta terça-feira (23), à 9h, na Chácara das Freiras. O órgão promove um evento voltado às voluntárias, com chá e apresentação de vídeo das ações. Neste mesmo dia, a presidente do Fundo Social ocupará a Tribuna Livre, na Câmara Municipal, para explanar sobre as ações realizadas, também com a exibição de vídeo institucional.
Na quarta-feira (24), o Fundo Social vai movimentar a Rodoviária, a partir das 14h, com várias ações gratuitas realizadas em parceria com o Instituto Embelleze – Unidade Valinhos e as secretariais municipais de Esportes e Lazer, Cultura e Obras. O evento tem apoio da Ótica Diniz, Gabeta, Demilus, Clube de Vantagens e Rosa Cheirosa. Haverá desfile de roupas sustentáveis, serviços de massagem, design de sobrancelha, maquiagem, esmaltação e corte de cabelo masculino e barba, além de distribuição de brindes.
O Workshop de Acarajé, com Clarice Gonzaga de Souza e Evanice dos Santos, da Liga das Baianas de Salvador, acontece na quinta-feira (25), às 14h, na Cozinha Industrial do Fundo Social, na Rua Itália, 267. Há vagas para 15 pessoas e os interessados podem se inscrever na sede do Fundo Social, com apresentação de RG, comprovante de endereço e a doação de leite em pó de 400 gramas.
Na sexta-feira (26), às 8h30, será realizada na sede do Fundo Social a abertura da Campanha de Inverno, com as inscrições para entrega de cobertores. Podem se inscrever pessoas residentes em Valinhos e que tenham renda de até dois salários mínimos, R$ 1.996,00.