Workshop de Acarajé com as baianas Clarice Gonzaga de Souza e Evanice dos Santos, da Liga das Baianas de Salvador, marcou na tarde desta quinta-feira (25) o quarto dia da programação desta semana de comemorações dos 30 anos de fundação do Fundo Social de Solidariedade de Valinhos.
De acordo com a presidente do Fundo Social de Solidariedade, primeira-dama Renata Previtale, 23 pessoas participaram do curso realizado na Cozinha Industrial do órgão, que fica na Rua Itália, 267. “Após as aulas práticas e teóricas, todas as participantes receberam certificado de participação”, acrescentou Renata.
Clarice, que já foi presidente da Associação de Acarajé da Bahia e hoje mora em Valinhos, no Jardim Jurema, contou que foi convidada pela presidente do Fundo para o workshop. “Estou muito feliz em poder passar meus conhecimentos para outras pessoas e também por ter a chance de valorizar a culinária da minha terra”, comentou a baiana. Ela disse que também trabalha participando de eventos, devidamente caracterizada, para preparar as variadas delícias do cardápio típico da Bahia.
Sobre o acarajé original da Bahia, Clarice esclareceu que é preciso preparar com os ingredientes certos e seguir à risca o passo a passo da receita. “Só com essa riqueza de detalhes que o prato requer no preparo é que teremos o ponto certo, tanto da massa quanto do recheio”, explicou. Ela contou com o auxílio da sobrinha, Evanice dos Santos, que mora no Jardim São Luís, onde tem um espaço de comercialização de acarajé.
A aposentada Priscila Paschino Bissoto, 50 anos, voluntária do Fundo Social, contou que sempre gostou muito de acarajé e fez questão de participar do curso para apreender a preparar o prato. “E deu certo, aprendi realmente, pois a explicação foi rica em detalhes, tanto em relação ao preparo da massa quanto o jeito certo de fritar para não desandar”, comentou.
A estudante de gastronomia Sany Stocco, 44 anos, disse que ficou sabendo do workshop e logo se inscreveu. “Adoro ampliar meus conhecimentos ainda mais quando se trata da cultura baiana, uma das mais ricas do nosso País, com vários pratos típicos conhecidos. Posso dizer que foi uma experiência única e que a Clarice é altamente capacitada”, contou Sany.
Encerramento
A programação festiva que marcou ao longo da semana os 30 anos de fundação do Fundo Social será encerrada nesta sexta-feira (26), às 8h30, na sede do Fundo Social, com a abertura da Campanha de Inverno e as inscrições para entrega de cobertores. Podem se inscrever pessoas residentes em Valinhos e que se enquadrem na renda familiar de até dois salários mínimos, R$ 1.996,00.
Veja vídeo: