O Fundo Social de Solidariedade de Valinhos, em parceria com o Instituto Embelleze – Unidade Valinhos, formou nesta segunda-feira (29) a sua 1ª Turma do Curso Básico de Barbeiro. Composta por cinco alunos, quatro homens e uma mulher, a turma teve à frente o professor Anderson Manoel, que há mais de três anos atua no Instituto e em maio participará do Barber Week, em São Paulo.
Após as aulas, que incluíram aprendizado teórico e prático de corte masculino e barba, os alunos receberam certificados de conclusão. A entrega foi feita pela presidente do Fundo Social, primeira-dama Renata Borin Previtale, em cerimônia realizada na sede do órgão. Ela afirmou que a ação cumpre mais uma etapa do trabalho assistência do Fundo Social, que visa a promoção das pessoas em situação de vulnerabilidade social no município.
“Estamos muito contentes em poder realizar pela primeira vez o Curso de Barbeiro, que atende a uma grande procura. Embora a profissão de barbeiro seja bastante antiga, atualmente ela está em alta e muitos estabelecimentos têm passado por uma revolução no que diz respeito à demanda e à oferta de serviços”, destacou Renata. Ela disse que o Fundo Social, juntamente com o Instituto Embelleze – Unidade Valinhos, dá sua colaboração para o Munícipio, colocando mais profissionais no mercado de trabalho.
A presidente acrescentou que o Instituto Embelleze – Unidade Valinhos vem sendo o principal parceiro do Fundo Social, atuando como uma das principais ferramentas adotadas para alcançar a meta do programa de capacitação profissional e geração de renda. “E que venham muitos mais cursos para a nossa Escola de Cabeleireiro”, comemorou Renata, ao acrescentar que também estão em andamento as aulas do 6ª do Curso Básico de Auxiliar de Cabeleireira, ministrado pela professora Miriam Cristina Franco Lopes. A formatura das alunas será no próximo dia 15, na sede do órgão.
FORMANDOS
O formando Caue Louran, 25 anos, é técnico em farmácia e atualmente está desempregado. Ele disse que viu no Curso de Barbeiro a chance de uma nova fonte de renda. “Fiquei satisfeito, principalmente pela prática do curso. Agora vou começar fazendo o cabelo e barba dos familiares e depois vou buscar uma oportunidade de trabalho em alguma barbearia da cidade”, comentou.
O casal Letícia Luzia Ferreira Quijada, 23 anos, e Josué Rodrigo de Lima Quijada, 26 anos, fez o Curso de Barbeiro junto. Os dois estão desempregados e têm o sonho de montar uma barbearia. “Eu já tenho os conhecimentos básicos na área de beleza feminina, como lavagem e escova, mas sempre quis fazer o curso de barbeiro. E já que a participação de mulheres nessa área está em alta, com várias barbearias famosas contratando, aproveitei a oportunidade”, disse Letícia. Ela afirmou que considera ímpar a oportunidade que teve no Fundo Social, pois os cursos pagos são, geralmente, são muito caros.
Para o analista de logística André Mendes da Silva, 42 anos, que atualmente está desempregado, participar do Curso de Barbeiro representou a realização de um desejo desde muito jovem. “Sempre quis atuar nessa área de beleza e agora surgiu a chance, justamente no momento em que a profissão está em alta”, contou. Ele elogiou que o curso foi completo e a prática foi bem explorada.
ESCOLA DE CABELEIREIRO
A presidente do Fundo Social avisou que os interessados em participar das próximas turmas dos cursos nas áreas de beleza podem procurar o Fundo Social pessoalmente ou por telefone para deixar o nome e o contato. “Já temos uma lista de espera com 26 pessoas e vamos atender conforme a demanda”, explicou.
A Escola de Cabeleireiro do Fundo Social de Solidariedade funciona na própria sede, na Rua José Milani, 15, no Centro de Valinhos. Os requisitos exigidos para os participantes são ser morador de Valinhos, com idade a partir de 18 anos, e ter renda familiar de até dois salários mínimos. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3849-4000 ou 3871-2988.