A Prefeitura de Valinhos, por meio do Departamento de Apoio à Agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, iniciou uma nova campanha entre os agricultores da cidade para conscientizá-los sobre a importância de manterem os pomares limpos com o objetivo de diminuir a proliferação de pragas e doenças geradas por frutos que caem no solo e apodrecem, virando criatórios de moscas e larvas.
A campanha é desenvolvida por meio da afixação de cartazes em 30 pontos da área rural e em comércios de produtos para a agricultura, dando sequência à Lei Municipal n°4520, de 14 de Janeiro de 2010, que "estabelece normas para inibir o abandono de pomares". Esta medida visa proteger os produtores rurais disciplinando aqueles que abandonam seus pomares.
"A limpeza dos pomares é de grande importância para que o município continue se destacando na produção de frutos de alta qualidade e também ajudam a proteger as áreas de eventuais incêndios potencializados pelo abandono e mato alto destes pomares", destacou o diretor do Departamento de Apoio à Agricultura, o engenheiro agrônomo Fernando Pinheiro.
O diretor ressaltou ainda que a prática de pomares abandonados prejudica todo um segmento do Agronegócio, pois reduz a oferta de produtos de qualidade e a produtividade, aumentando o custo de produção.
"É de responsabilidade do proprietário, do parceiro ou arrendatário a manutenção dos pomares limpos sem fruto no chão, com as pragas e doenças mantidas sob controle", afirmou, ressaltando que os responsáveis por pomares em estágio de abandono estão sujeitos a penalidades previstas no código de posturas do município.