Para marcar as comemorações do 'Dia Mundial do Meio Ambiente', a Prefeitura de Valinhos promove apresentações do espetáculo "O Último Pingo D'água" no próximo dia 05 de junho. O espetáculo integra o projeto "Teatro na Educação", desenvolvido em parceria pelas Secretarias de Educação e de Cultura.
A pré-estreia está marcada para o dia 4, às 14h, para entidades assistenciais de crianças de Valinhos. Para os alunos do 2° ao 5° ano do ensino fundamental, a estreia oficial está marcada para o dia 05 de junho, com apresentações às 9h e às 14h30, quando se comemora a 'Semana Mundial Do Meio Ambiente'. Todas as sessões serão no Auditório Municipal de Valinhos.
"O principal objetivo da peça é trabalhar questões fundamentais de preservação do nosso meio ambiente, para a formação de cidadão com atitudes conscientes e responsáveis diante do nosso recurso hídrico", avalia Alfredo Ribeiro, diretor do espetáculo e membro da equipe de coordenação do "Teatro na Escola".
"A importância da data está relacionada às discussões que se abrem em torno de temáticas como: a poluição do ar, do solo, da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano; destruição da camada de ozônio, das espécies vegetais e das florestas; extinção de animais, dentre outras. Todos nós temos como contribuir – seja direta ou indiretamente – para que as sociedades caminhem rumo à sustentabilidade e para que a harmonia entre o desenvolvimento socioeconômico e a conservação da natureza, bem como a preservação dos recursos hídricos deixe de ser apenas mera utopia", acrescenta Ribeiro.
Saiba mais - Sem a pretensão de ser um texto moralista, a intenção principal do espetáculo "O Último Pingo D'Água" é mostrar às crianças, através do teatro, que a água é um dos elementos mais importantes para a sobrevivência de toda humanidade. "Para inserir a criança nesse grande desafio de preservação e uso racional da água, ela precisa ser educada para isso", observa o diretor do espetáculo Alfredo Ribeiro.
"Deve-se trabalhar e desenvolver sentimentos fundamentais, como companheirismo e solidariedade. Além disso, a criança deve ser sensibilizada sobre o problema que temos enfrentado de falta de água, para difundir à sua família, aos seus vizinhos e amigos, a importância de preservar e economizar a maior das preciosidades da terra, e de como essa responsabilidade deve se estender a todos".
"O teatro tem o poder de mexer com o pensamento dos espectadores, de tocar seu público e transmitir mensagens importantes. Após um bom espetáculo sempre nos sentimos melhorados, renovados e esperançosos de que ainda é possível fazermos algo de bom para o nosso planeta", completa Ribeiro.
Semana do Meio Ambiente - O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972 marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano.
Celebrado anualmente desde então no dia 5 de Junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente chama a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental.
A conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, em que a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, de tal modo que a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.
Nessa reunião, criaram-se vários documentos relacionados às questões ambientais, bem como um plano para traçar as ações da humanidade e dos governantes diante desse problema.