A Secretaria da Saúde de Valinhos comemora os resultados dos trabalhos preventivos e de combate a Dengue que vem sendo feito em todo Município. Nos últimos sete dias (entre os dias 8 e 15 de maio), apenas um caso de dengue foi confirmado. Com isso, o número de notificações que se confirmaram subiu de 105 (primeira semana de maio) para 106 casos positivos, sendo que 32 casos são "importados", ou seja, os pacientes foram contaminados em outras cidades.
"A Dengue é hoje um dos maiores problemas de saúde pública, mas em Valinhos está sob controle, pois a comunidade tem respondido positivamente às nossas orientações, eliminando os focos da doença e não deixando que a infestação do mosquito cresça", enfatiza a secretária da Saúde, Dra. Rita Longo, lembrando que na vizinha Campinas já são quase 22 mil casos confirmados.
Estes resultados também são reflexos das ações que vêm sendo desenvolvidas em parceria com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, com o projeto 'Cidade Limpa'. A mega operação de limpeza pública, idealizada pelo prefeito Clayton Machado, foi implantada em 2013 e teve como principal objetivo eliminar potenciais criadouros do mosquito da Dengue.
Este ano, a nova edição da operação "Cidade Limpa" foi iniciada no mês de março e alcançou quase 150 bairros, se estendendo até o último final de semana (17 e 18) de maio. Com 200 servidores e 15 caminhões, a operação contabilizou 264 viagens para a retirada de bagulhos, outras 100 para remoção de galhos, 96 para eliminação de entulhos e ainda foram coletados 2.700 litros de óleo de cozinha (doados para a Santa Casa) e 1.752 lâmpadas.
A secretária municipal da Saúde também reforça a importância do trabalho "casa a casa", desenvolvido pela equipe de agentes sanitários. "O principal propósito desta equipe é prestar orientações aos munícipes", destaca.
Conscientização - Além de trazer informações a respeito das ações necessárias para eliminar possíveis criadouros do Aedes Aegypti, a prefeitura tem disponibilizado material que traz uma relação dos principais sintomas da doença e incentiva o cidadão a procurar por atendimento médico caso apresente sinais de contaminação.
"Além de evitar complicações, o diagnóstico precoce da dengue é fundamental para determinar quais os cuidados clínicos necessários para cada paciente. Além disso, o diagnóstico específico facilita que as ações de controle sejam adotadas imediatamente impactando as ações epidemiológicas", afirma Dra. Rita Longo.
Encontro - Ainda dentro das ações de combate à doença, a Secretaria de Saúde, por meio da Diretoria de Saúde Coletiva, realizará – no dia 22 de maio - encontro com os responsáveis pelos condomínios de Valinhos para orientar os representantes dos residenciais quanto às ações necessárias para a eliminação de focos criadouros do mosquito transmissor da doença.
Com o tema "Dengue: vamos evitar essa doença", o encontro será realizado a partir das 9h30 no prédio da Vigilância em Saúde, localizado na Rua Bahia, s/n, na Vila Santana.