Uma ação conjunta da Guarda Civil Municipal de Valinhos com fiscais da Secretaria da Fazenda da Prefeitura identificou e apreendeu mercadorias que eram comercializadas por ambulantes clandestinos que circulavam pela região central da cidade entre o último sábado (22) e a manhã desta terça-feira (25).
A ação é mais uma que integra a campanha iniciada no começo do ano pela Prefeitura de Valinhos para coibir a venda de produtos nas ruas por ambulantes que não estejam regularizados junto ao Município.
Entre os produtos apreendidos estão frutas (abacaxi), equipamentos eletrônicos, tapetes, DVDs e balas. Um dos ambulantes chegou a fazer uma pesquisa de preço nas lojas do comércio antes de fixar o preço para venda de caixas de som. "Ele entrou em algumas lojas, perguntou quanto custava o produto e ainda disse a um vendedor que iria começar a vender por um valor inferior para atrair compradores", disse o comandante da Guarda, Sidnei Aureliano.
Todos os ambulantes abordados são moradores de outras cidades: Hortolândia, Campinas, Engenheiro Coelho e São Paulo. Eles não possuem vínculos com Valinhos. Segundo a legislação em vigor, eles não poderiam vender nada na cidade.
O comando da Guarda informou ainda que dois dos vendedores abordados possuem registros de antecedentes criminais por infrações como roubo, furto e tráfico de drogas.
Os produtos apreendidos podem ser retirados pelos proprietários mediante o pagamento de uma multa. Caso isso não aconteça, eles são doados para entidades assistenciais da cidade ou encaminhados ao Fundo Social de Solidariedade.
Os ambulantes foram liberados.