O prefeito de Valinhos, Orestes Previtale, recebeu na tarde desta quinta-feira (27) a visita de esportistas da cidade que vêm se destacando na conquista de importantes títulos, no cenário mundial e regional. Os homenageados foram o esportista equestre, Leandro Gustavo Guilhen Marquezi, o corredor de kart Hudson Azevedo e a Seleção Valinhos de Futsal Feminino. Os atletas estavam acompanhados do secretário municipal de Esportes e Lazer, Paulo Sabioni, o Periquito, e do diretor de esportes Gustavo Moysés.
O prefeito parabenizou e entregou certificados de honra ao mérito para cada um dos esportistas. “Fico muito contente com desempenho de vocês nas competições. É Valinhos mais uma vez se destacando no cenário esportivo e com apoio e reconhecimento da nossa Secretaria de Esportes e Lazer”, disse Orestes.
Marquezi conquistou no início deste mês o título de campeão mundial de Ranch Sorting, na categoria Grande Rookie. Trata-se de um título inédito para o Brasil, que foi disputado em Fort Worth no Texas nos EUA, com 5,8 mil duplas inscritas.
A modalidade é praticada por dois competidores que apartam o gado em ordem numérica pré-determinada. O gado fica de um lado em um curral e os competidores do outro lado, em outro curral. Eles devem transpor entre os currais em ordem, a partir da liberação de início da prova.
Azevedo conquistou na categoria sênior o título de campeão da Copa Limeira de Kart, que faz parte das competições do interior do Estado de São Paulo e foi preparatória para o Campeonato Nacional Brasileiro, com início no próximo dia 15, na cidade de Cascavel, no Paraná.
Representando a Seleção Valinhos de Futsal Feminina, categoria Adulto, que conquistou no último domingo (23) o título de bicampeã da Copa Metropolitana de Campinas, foram homenageadas as atletas Adrianne Rafaela Souza, Amanda Brandão Cardoso, Isabelle de Souza Macedo e Michele Cristina Bertani e o técnico Wesley Perceguini.
Após vitória de 3 a 2 contra a equipe de Atibaia, no tempo regulamentar, as meninas de Valinhos conquistaram o título na prorrogação da partida realizada no Ginásio Rogê Ferreira, em Campinas. O empate em 0 a 0 garantiu a taça de bicampeã em função da equipe valinhense ter tido a melhor campanha na fase de classificação e ter se mantido na ponta da liderança na maior parte da competição.
RANCH SORTING
Morador de Valinhos há mais de cinco anos, o advogado Marquezi disse ao prefeito que desbancou, junto com seu parceiro, Carlos Eraso, da Venezuela, 480 outras duplas do mundo todo.
“Esse título é muito almejado pelos brasileiros, pois a competição é realizada juntos aos precursores da Raça Quarto de Milha e entre os Cowboys Americanos”, comentou Marquezi, ao acrescentar que a estimativa é de que tenham passado pela prova 8 mil duplas nas fases classificatórias. “Foi emocionante participar com sete pistas de Ranch Sorting funcionando simultaneamente”, destacou.
O atleta explicou que a modalidade o esportista equestre surgiu nos Estados Unidos entre 2006 e 2007 e evoluiu do trabalho comum da fazenda de separar o gado em currais para marcar, manipular ou transportar. “A prova de Ranch Sorting é um evento que coloca uma equipe de dois cavaleiros a cavalo contra o relógio”, enfatizou.
Marquezi contou que começou no esporte equestre aos 6 anos, em sua cidade natal, Tupã. Lá ele competia na modalidade de Três Tambores e Seis Balizas, na qual obteve mais de 350 títulos. Os principais foram campeão do Congresso Brasileiro, três vezes campeão paulista e cinco vezes campeão regional. No Ranch Sorting, ele contou que iniciou há três anos e também foi em 2017 campeão nacional e campeão do Congresso Brasileiro.
KART
Corredor de kart há 11 anos, Azevedo contou ao prefeito esse foi seu terceiro título de destaque conquistado ao longo de sua trajetória. A primeira conquista foi campeão da Copa Sudeste em 2011 e de bicampeão da mesma competição, em 2012.
Sobre o Campeonato Nacional Brasileiro de Kart, o corredor valinhense destacou que é federado pela CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) e deve ter a participação de 400 pilotos, com idades entre seis e mais de 54 anos. Avezedo comentou ainda que a competição é considerada a maior do Pais na modalidade e será realizada até o dia 27 de julho, no Kartódromo Delci Damian, em Cascavel, no Oeste do Paraná reunindo 20 categorias ao todo.
FUTSAL
O treinador da Seleção Valinhos de Futsal Feminino afirmou que a raça, determinação e união sempre fizeram a diferença para que as meninas desenvolvessem seu futebol de qualidade.
Perceguini destacou que as atletas da atual formação estão juntas há 10 anos, têm em média 25 anos e na totalidade saíram da Escola de Iniciação de Futsal da Secretaria de Esportes. Ele também fez questão de comentar sobre o importante trabalho da comissão técnica, formada pelos os professores Cyro Nezu, Elielson Brasil e Brian Silva.
Entre os títulos da equipe estão campeã da Copa Metropolitana de Campinas 2018, vice-campeã da Copa Palmeiras em fevereiro deste ano, campeã da Copa Sesc de 2018, 3º lugar nos Jogos Regionais de 2017 em Americana, vice-campeã nos Jogos Regionais de 2016 em Santa Bárbara d'Oeste, campeã da Copa Itatiba em 2015, campeã do Torneio Início da Copa Capivari, campeã da Copa Capivari e vice-campeã da Copa Itatiba em 2013 e 3º lugar nos Jogos Regionais de 2012 em Atibaia.