A Prefeitura de Valinhos lamenta profundamente o ocorrido na manhã desta quinta-feira na Estrada dos Jequitibás, junto ao acampamento Marielle Vive, do MST. Trata-se de um caso de polícia que precisa ser apurado com rigor para que o responsável seja identificado e devidamente punido.
Diante das necessidades básicas das pessoas que vivem no acampamento, o Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) iniciou na última quarta-feira o fornecimento de água potável aos moradores, abastecendo as caixas das unidades habitacionais que existem no local.
Além disso, o DAEV também já providenciou a compra de um reservatório com capacidade para 10 mil litros de água que será instalado no acampamento na próxima semana. Á água fornecida pelo DAEV será destinada à alimentação das famílias.
O protesto realizado na manhã desta quinta-feira na Estrada dos Jequitibás causou surpresa à direção do DAEV, já que estas tratativas vinham sendo discutidas com as lideranças locais do movimento de forma clara e objetiva.
É preciso ressaltar que a área onde está o acampamento é particular, e não da Prefeitura, e a questão da ocupação está em discussão na Justiça, à espera de um encaminhamento no Fórum do Município de Valinhos.
Vale ainda lembrar que o Município já atende os moradores do acampamento no que se refere às questões de Saúde e Educação.
Todos têm atenção médica disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), assim como todas as famílias que procuraram a Secretaria de Educação puderam matricular suas crianças em unidades educacionais da rede pública e estão utilizando o transporte escolar gratuito com essa finalidade.
Em tempo, a Prefeitura se junta aos amigos e familiares do Senhor Luiz nesse momento de dor.
(Foto: Correio Popular)
(18/07/2019)