A programação especial de aniversário de Valinhos foi aberta nesta segunda-feira (12), no Museu e Acervo Municipal "Fotógrafo Haroldo Ângelo Pazinatto", com o início da 12ª Semana Nacional de Museus. Também fez parte das comemorações a realização do Café Cultural, que entrou em sua 8ª edição e contou com o lançamento de exposição de artes plásticas, fotos, pinturas de trens e estações ferroviárias, além de apresentação musical.
Na abertura das atividades, os convidados foram recepcionados ao som do saxofone do músico David Gallo, professor de flauta transversal do Centro Cultural Vicente Musselli. Estavam presentes na solenidade o prefeito Clayton Machado, o vice-prefeito Luiz Mayr Neto, o chefe de gabinete André Reis, os secretários Wilson Ventura (Cultura e Turismo), Regina Maura Daroz (Desenvolvimento Social e Habitação) e Eliseu Dias (Obras e Serviços Públicos), além do padre Dalmírio Amaral (Paróquia São Sebastião) e o empresário Fernando Celani, do Cartonifício Valinhos.
O prefeito Clayton destacou as políticas públicas na área da cultura e parabenizou os artistas e servidores envolvidos no projeto. "Temos como um dos pilares em nossa política pública cultural, o resgate da classe artística de Valinhos. Esta é uma grande oportunidade para as artes e a história, neste evento que abre as comemorações do aniversário de 118 anos de Valinhos. Aliás, não haveria local mais propício, do que a estação ferroviária, que foi por onde a história de Valinhos começou", comentou Clayton Machado.
Já o vice Mayr ressaltou a importância que o Prefeito Clayton tem dispensado para o Museu e elogiou a organização do evento. "Temos aqui um espaço histórico e um grande acervo cultural de nossa cidade de Valinhos. O prefeito Clayton busca apoios para assegurar os trabalhos de restauro e revitalização desse espaço".
Aprendendo com a história – Já nesta terça-feira (13) foram iniciadas visitas monitoradas de cerca de 230 alunos das Escolas de Educação Básica. As crianças conheceram o rico acervo do Museu Municipal que contam parte da História de Valinhos. A visitação também terá a participação de alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Além disso, são disponibilizadas visitas guiadas durante a semana para outros grupos interessados, sendo necessário o agendamento prévio pelo telefone (19) 3871-3646 com Solange (Sol).
A programação continuará na sexta-feira (16), a partir das 19h30, com Camerata do Centro Cultural "Vicente Musseli", que apresentará sarau de músicas clássicas. No sábado (17), a partir das 9 horas, será a vez da Orquestra de Violas Cultura Caipira de Valinhos se apresentar.
Para finalizar a programação festiva, no domingo (18), a partir das 8h30, será realizado o tradicional Encontro de Carros Antigos, pelo Clube de Carros Antigos de Valinhos, exposição de artesanato pelo grupo "Estação das Artes", e apresentação da Corporação Musical de Valinhos. Haverá ainda a realização do Varal Fotográfico pelo Fotoclube de Valinhos, a mostra "Valinhos e Ferrovia" pelo Grupo Vallinhos de Preservação Histórica, e uma demonstração das técnicas de utilização do rádio, com o Clube dos Rádioamadores de Valinhos.
Saiba mais - A Semana Nacional de Museus é promovida anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio), quando os museus brasileiros convidados pelo IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus – desenvolvem uma programação especial em prol desta data. O tema norteador dos eventos é proposto pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) e o deste ano é "Museus: as coleções criam conexões".
"Nesse ano, em sua 12ª edição, Valinhos participa pela primeira vez como protagonista em toda a região, com uma programação toda direcionada, abrindo também as comemorações do aniversário da cidade de Valinhos, em 28 de maio", explica o secretário de Cultura, Wilson Ventura.
Toda a programação é gratuita e limitada à capacidade máxima do Museu e Acervo Municipal "Fotógrafo Haroldo Ângelo Pazinatto". A Prefeitura Municipal de Valinhos atenta aos visitantes para a utilização dos túneis de pedestres, que permanecerão abertos durante os eventos, e orienta a todos para não cruzar a linha férrea, para evitar acidentes.