
Quatro escolas da Rede Municipal de Ensino de Valinhos estão passando por reformas, reparos e manutenção preventiva para melhor acolher os estudantes, que retornam às atividades escolares a partir de segunda-feira (29).
De acordo com o secretário de Educação, professor Zeno Ruedell, todas as escolas passaram por vistoria da equipe de manutenção da Secretaria, que verificou as intervenções necessárias. “Nossos prédios possuem boa estrutura e a manutenção regular garante a qualidade das instalações e, consequentemente, mais comodidade e tranquilidade aos alunos e seus pais”, disse o secretário.
A Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Dom Agnelo Rossi, no Boa Esperança, recebeu pintura interna esta semana. Na EMEB Professora Neize Quaglio Mathedi, no Jardim Jurema, foi trocado o piso, realizada a pintura interna e externa.
A EMEB Jorge Bierrenbach de Castro, no Parque das Colinas, contou com apoio do Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) para recuperar a rede de esgoto. A escola também recebeu nova pintura na quadra e palco. A EMEB Dona Carolina de O. Sigrist, no Capivari, teve sua quadra poliesportiva reformada.
“É importante destacar que nossa rede escolar é muito grande, composta por mais de 50 unidades escolares, mais o prédio da Secretaria de Educação e o prédio da Biblioteca Municipal. E temos apenas uma equipe de manutenção, fazendo o possível para atender às solicitações”, disse.
O secretário explicou que será implantado nas próximas semanas em todas as escolas municipais Programa Conta Escola, com base nas leis nº 4036/06 e nº 5875/19. Os detalhes do programa serão divulgados em breve. “Com esse programa, a manutenção vai melhorar ao longo do 2º semestre”, comentou.
Ruedell acrescentou que algumas obas estão em processo de finalização. “Caso haja algum inconveniente na escola por conta de alguma obra de reforma que está sendo finalizada, peço a compreensão de nossos professores e pais”, disse.
Acessibilidade
A EMEB Vereador Eber Carlos Severino Foratto, no Jardim América II, e a EMEB Professora Alice Sulli Nonato, no Jardim Jurema, estão recebendo obras de acessibilidade a partir de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) que a Prefeitura assinou com o Ministério Público.
As obras vão garantir a acessibilidade em todos os próprios municipais, inclusive as escolas, para a plena inclusão social das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Desde o segundo semestre de 2018 estão sendo realizadas obras de acessibilidade em sete escolas.
Escolas com obras de acessibilidade
EMEB Carlos de Carvalho V. Braga
EMEB Dom Agnelo Rossi
EMEB Horácio de Salles Cunha
EMEB Professora Alice Sulli Nonato
EMEB Professora Marli Aparecida Borelli Bazetto
EMEB Tio Pedro Brandini
EMEB Vereador Eber Carlos Severino Foratto
