A prova para escolha dos conselheiros membros do Conselho Tutelar de Valinhos, promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), na FAV (Faculdades de Valinhos), no domingo (28), teve 16 aprovados, que concorrem a 10 vagas, cinco titulares e cinco suplentes. Os novos conselheiros serão eleitos para atuar no quadriênio 2020 a 2023.
O resultado da prova, aplicada pela empresa Somar Assessoria e Formação Continuada de Políticas Públicas, foi publicado no Boletim Oficial desta terça-feira (30). A empresa foi contrata pela Prefeitura de Valinhos, por meio de licitação, pela Secretaria de Assistência Social, atendendo a pedido do CMDCA para realização de todo o processo eleitoral do Conselho Tutelar.
Segundo informações da Somar, a prova teórica sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) teve múltipla escolha, com cinco alternativas, apenas uma correta. No total, a avaliação teve 50 questões.
De acordo com o presidente do CMDCA, Marcos Lopes, passaram para a segunda etapa os candidatos que acertaram 60% da prova. Eles serão candidatos à eleição, seguindo o calendário nacional, no dia 6 de outubro. O Conselho Tutelar é um órgão encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos no ECA. Os conselheiros tutelares têm direito a subsídio de R$ 4.219,58, em prestação de serviço autônomo.