A megaoperação de limpeza pública denominada 'Cidade Limpa' entrará no penúltimo final de semana na cidade de Valinhos. Neste sábado e domingo, dias 10 e 11, equipes da Prefeitura percorrerão mais 47 bairros, envolvendo cata-bagulho, limpeza de calçadas e passeios públicos, limpeza de pontos de descarte irregular de lixo e entulho, limpeza de bueiros, coleta de galhos, retirada de recicláveis (sucatas) em parceria com cooperativas e ações de conscientização da comunidade (distribuição de panfletos e colocação de placas) e coleta especial (como óleo de cozinha).
A operação teve início em 24 de março e será desenvolvida em seis finais de semana, terminando em 18 de maio, com a cobertura de mais de 140 bairros. Idealizada pelo governo Clayton Machado, a megaoperação é realizada duas vezes ao ano, no primeiro e segundo semestres, "contribuindo para a eliminação de criadouros do mosquito da dengue e a melhoria do visual da cidade, pois oportuniza a forma correta para as pessoas se desfazerem de materiais em desuso".
No sábado (10), serão percorridos os bairros Centro, Jardim Ribeiro, Boa Esperança, Jardim Primavera, Jardim Planalto. Vila São Luiz, Vila São José, Vila Rosa, Vila Norma, Vila Nova Valinhos, Castelo, Jardim Soleil, Vila São Sebastião, Vila Angeli, Vila Embaré e Vera Cruz. Já no domingo (11) serão visitados os bairros Santo Antônio, Jardim Europa, Terra Nova, Nova Suíça, Nova Itália, Residencial São Luiz, Colina do Sol, Paiquerê, Jardim Recanto, Apaga Fogo, Jardim Valença, Jardim Universo, Santa Escolástica, Vila Pagano e Morada do Sol.
É importante os moradores ficarem atentos a programação em seu bairro e colocarem o material para coleta, logo pela manhã, no dia da operação. Em caso de chuva forte, a ação será transferida para o próximo final de semana.
Recomendações - Para facilitar o trabalho dos coletores, é aconselhável acondicionar o entulho em sacos resistentes e em pequenas quantidades; amarrar, em feixes, os galhos de poda de árvores; armazenar o óleo de cozinha usado em garrafa PET; embalar as lâmpadas fluorescentes nas próprias caixas ou em jornais.
Além desses cuidados, os materiais devem ser colocados separadamente no passeio público, no período da manhã, e somente nos dias programados: Lixo eletrônico (aparelhos celulares, baterias, computadores, monitores, teclados, impressoras e televisores); sucata (eletrodomésticos); lâmpadas fluorescentes; bagulhos (móveis e madeira); pneus; entulho (restos de material de construção); galhos (poda de árvores). Segundo a Prefeitura, por questão de operacionalização, apenas resíduos industriais não serão recolhidos.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3829-6033 da Secretaria de Obras e Serviços Públicos ou 3829-5675 da Secretaria da Saúde.
PROGRAMAÇÃO